Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Procurador diz que Aneel não é transparente em relação a tarifas


  
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não atua com transparência quanto à definição de tarifas de luz ao consumidor. A denúncia foi apresentada nesta terça-feira à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Tarifas de Energia Elétrica pelo procurador Marcelo Ribeiro de Oliveira, coordenador de um grupo de trabalho no Ministério Público Federal sobre o assunto.

Segundo Marcelo Ribeiro, sempre que solicitada, a Aneel não explica de forma clara os itens que compõem as tarifas. "Já foi afirmado, não uma ou duas vezes, que a agência seria um escritório avançado dos concessionários. No que toca à tarifa, é muito próximo disso. Se eu, investido na cargo pela sociedade, não consigo ter acesso; se vossas excelências, como representantes diretos da população, não conseguem ter acesso, quem é que tem acesso à informação?", questionou.

Ainda de acordo com o procurador, boa parte dos componentes das tarifas é baseada em informações prestadas pelas empresas do setor elétrico, e a Aneel não diz se e como checa as informações. Marcelo Ribeiro destacou que a CPI é importante para obter provas que possam subsidiar ações ajuizadas pelo Ministério Público em diversos estados questionando os preços cobrados do consumidor.


Sem critérios
 

A falta de critérios para o aumento das tarifas foi criticada pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Ele citou o exemplo da Eletropaulo, em que as tarifas caíram 12,7% em 2008 e, em 2009, subiram 13%, anulando o benefício do ano anterior sem explicações claras. "Nós deveríamos começar a pensar em como é possível modificar essa independência da Aneel que não a faz prestar contas a ninguém", afirmou.

O deputado Augusto Farias (PTB-AL) questionou a independência da agência. Segundo avaliou, as informações prestadas pelo procurador da República levam à conclusão de que a Aneel é uma caixa-preta. 


Controle social 

O procurador Marcelo Ribeiro disse ainda que o modelo das agências reguladoras seria razoável se houvesse o controle social efetivo dos consumidores sobre a atuação dessas entidades. Ele também criticou o fato de as empresas concessionárias repassarem os custos e perdas à população e não as vantagens obtidas por elas em alguns contratos.

A atuação da Aneel como órgão regulador da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica foi outro ponto questionado pelo representante do Ministério Público. Ele afirmou, por exemplo, que as linhas de transmissão não atendem a padrões mundiais de qualidade, causando perda de energia.

Na sua avaliação, a agência está sendo inerte, porque não vai a campo fiscalizar as linhas e também porque não regulamenta o compartilhamento de linhas, o que reduz os custos mediante o aluguel da rede para transmissões de fibra ótica, internet e telefonia.

Outra crítica do procurador foi relativa à falta de fiscalização das instalações clandestinas de ligações elétricas, os chamados "gatos". Marcelo Ribeiro classificou esse problema como "gravíssimo, porque é feito em escala industrial e os prejuízos acabam transferidos aos consumidores regulares".

O presidente da CPI, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), informou que a Aneel já pediu diversas prorrogações de prazo para enviar informações solicitadas pela comissão. No entanto, ele acredita que os dados vão acabar chegando aos parlamentares e que serão úteis ao Ministério Público, que vai continuar as investigações após o encerramento da CPI. 

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)