Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Presidente Lula anuncia aumento de turbinas durante visita às obras da usina Jirau


Presidente Lula anuncia aumento de turbinas durante visita às obras da usina Jirau - Gente de Opinião



 
Lula ainda esteve na Vila construída para as famílias remanejadas da hidrelétrica e Polo Industrial



Em discurso no canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Jirau, em Porto Velho (RO) nesta sexta 13, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a mais de seis mil pessoas presentes, o processo iminente de aprovação para adicionar mais quatro turbinas em Jirau, ampliando o número de 46 unidades geradoras para 50. Dessa forma, a capacidade de gerar 3.450 MW de energia elétrica limpa aumentará para 3.750 MW.



A visita do presidente ao empreendimento começou na Vila Nova Mutum Paraná, local construído pela Energia Sustentável do Brasil para nova moradia das famílias envolvidas no processo de remanejamento da hidrelétrica, e como Polo Industrial visando o futuro desenvolvimento econômico da região. Lá foi recepcionado pelo diretor-presidente da concessionária, Victor Paranhos, juntamente dos representantes da acionista majoritária GDF Suez, que detém 50,1% – o presidente mundial da Suez Energy Dirk Beeuwsart, o presidente da Suez Latin America Jan Flachet, e pelo presidente da Suez Brazil Maurício Bähr.


A chegada aconteceu na Escola da nova cidade, onde Lula foi recebido por alunos, professores e funcionários. Em seguida o presidente conheceu uma das 1.600 casas previstas para Nova Mutum Paraná, onde conversou com a família, atendeu à imprensa e a todos os outros moradores que o aguardavam do lado de fora, com atenção especial e posando para fotos.


Logo após conhecer a Vila, a comitiva presidencial e os convidados, seguiram para o canteiro de obras de Jirau, quando também esteve presente o presidente do Grupo Camargo Corrêa – da construtora da obra, Luiz Nascimento. Na ocasião, o presidente Lula verificou in loco o avanço da construção diante de quase um ano e meio atrás, quando esteve na Usina Jirau pela primeira vez. “Há muito tempo o Brasil não via projetos extraordinários como este, um motivo de orgulho muito grande. Também fico feliz de ver a preocupação que se tem aqui com o conforto dos trabalhadores. O Brasil é um dos países com maior potencial para produzir a energia limpa que o mundo tanto almeja e que reduz os impactos ambientais. Para haver desenvolvimento não podemos abrir mão de sermos autossuficientes no fornecimento de energia elétrica. Estou otimista e feliz de ver o avanço deste megaprojeto. Parabéns ao consórcio e a todos os trabalhadores que constroem essa hidrelétrica no rio Madeira com competência”, concluiu Luiz Inácio a respeita da importância do empreendimento para o potencial energético do País.


O ministro das Cidades Márcio Fortes, o ministro de Minas e Energia Márcio Zimermmann, a ministra de Meio Ambiente Izabella Teixeira, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Franklin Martins, também marcaram presença na comitiva presidencial. Além do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica Nelson Hubner.


 

Presidente Lula anuncia aumento de turbinas durante visita às obras da usina Jirau - Gente de Opinião



Parque Nacional Mapinguari



Na manhã do mesmo dia (sexta-feira, 13), antes da visita do presidente Lula ao canteiro de obras da Usina Jirau, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira conheceu a margem esquerda do rio Madeira, quando foi assinado o termo de doação da área de infraestrutura existente (alojamentos, escritórios e áreas de vivência) para instalação da sede administrativa do Parque Nacional Mapinguari, que tem sua organização coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio.


O Parque Nacional Mapinguari foi criado em junho de 2008 com uma área de aproximadamente 1.572.422 hectares, abrangendo extensões dos municípios do Amazonas, Canatuma e Lábrea. Com a publicação da Lei 12.249 de 14 de junho de 2010 o Parque foi ampliado do estado do Amazonas até a margem esquerda do rio Madeira, passando a incluir uma área em seus limites de cerca de 180.900 ha, referente à região de influência do aproveitamento hidrelétrico da Usina Jirau, a qual se mantém preservada, sendo que a área de formação do reservatório foi excluída dos limites do Parque. “Com isso poderemos garantir a preservação e conservação dos recursos naturais do entorno”, considerou o presidente da ESBR Victor Paranhos.


Para a ministra Izabella Teixeira, a doação para as instalações do Instituto Chico Mendes consistem em uma importante contribuição para a finalidade de manter ecossistemas naturais de grande relevo ecológico e beleza cênica, de modo a compatibilizá-los com os objetivos da conservação ambiental e para a promoção de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.


Ainda de acordo com o presidente Victor Paranhos da Energia Sustentável, a doação da infraestrutura, construída com madeira da supressão do canteiro de obras e de reflorestamento, faz parte das ações do Programa de Compensação Ambiental, um dos 33 programas socioambientais da Usina, que prevê ainda no Programa de Apoio às Atividades de Lazer e Turismo a elaboração de um Plano Municipal de Turismo, a aplicação de recursos para contemplar o Parque Mapinguari.
O compromisso da Energia Sustentável em atuar, em conjunto com o ICMBio, para manter a qualidade ambiental desta área, significa na prática apoio necessário para evitar o desmatamento, a realização de queimadas e/ou invasões na área. O que reafirma os princípios da empresa diante da sociedade, como responsabilidade social, conservação do meio ambiente e o crescimento econômico.

Obras Civis e potencial energético


Atualmente 25% das obras civis da Usina Jirau estão realizadas. Todas as frentes de trabalho nas duas margens do rio Madeira – direita, onde está em construção o Vertedouro e a Casa de Força I, e margem esquerda, onde está em implantação a Casa de Força II – estão sendo tocadas simultaneamente.


As 16 mil pessoas que trabalham hoje na implantação da hidrelétrica podem aumentar para 40 mil, entre empregos diretos e indiretos, gerados no pico das obras – fase considerada de julho deste ano ao mesmo período de 2011.


Em março de 2012, está previsto para entrar em operação a primeira turbina. Com 46 unidades geradoras e um investimento que gira em torno de R$ 11 bilhões, a Usina Hidrelétrica Jirau será capaz de fornecer 3.450 MW, energia elétrica suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências. Contudo, o número de beneficiários poderá aumentar, caso os estudos da Energia Sustentável junto ao Governo Federal indiquem aprovação de aumentar para 50 o número de turbinas.

 

Presidente Lula anuncia aumento de turbinas durante visita às obras da usina Jirau - Gente de Opinião

Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)