Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Presidente do PT discorda de requerimento sobre a paralisação da obra de Jirau


Tácito Pereira, presidente do PT de Rondônia, discorda da solicitação para a paralisação das obras da Usina Hidrelétrica de Jirau, que uma parte dos Deputados Estaduais deseja.

A Assembleia Legislativa de Rondônia se reuniu extraordinariamente em duas sessões na noite desta segunda-feira, 05.10. Na primeira sessão de nº33 iniciada as 19h34min, foi lido o requerimento 395/09 de autoria do Deputado Tiziu Jidalias (PP), líder do governo da ALE e logo em seguida, as 20h na sessão nº34 o mesmo requerimento foi aprovado, com a presença de 15 parlamentares

Pereira “acha estranho que uma matéria tão importante como esta, sua tramitação e aprovação ocorra em tão pouco espaço de tempo durante a noite de segunda-feira, sem debates e sem a participação dos 24 deputados”.

De acordo com informações dos órgãos competentes, a obra da Usina de Jirau, que tem a frente o Consórcio ENERSUS, tem cumprido com toda a legislação que envolver a construção de Usinas Hidrelétricas, “tanto que a Justiça já negou vários pedidos de embargo”.

A Usina Hidrelétrica Jirau tem atualmente aproximados 7 mil trabalhadores em seu canteiro de obras, o que deve aumentar para cerca de 20 mil. No total, a expectativa é que o empreendimento vá gerar em torno de 40 mil empregos, entre diretos e indiretos, alem disso o investimento total do empreendimento é em torno de 10 Bilhões de reais. Tácito “entende que são motivos para que as obras de Jirau não parem”.

“Alguns Deputados Estaduais, desconhecendo a legislação, quiseram propor uma CPI contra a obra de Jirau, mesmo sabendo que é uma obra do Governo Federal, porém a CPI ainda não foi instalada”, comenta o atual presidente do PT/RO.

Para Tácito “tanto a ALE quanto o Governo do Estado não podem compactuar com essa atitude, pois é uma irresponsabilidade com o Estado de Rondônia, com a economia e principalmente com os trabalhadores que dependem dessa obra”.

“Caso isso venha a ocorrer é importante que a Assembléia Legislativa e principalmente os Deputados que apóiam a paralisação das obras digam o que fazer com todos esses trabalhadores”, enfatiza Tácito.

Estavam presentes nas duas sessões extraordinárias, 15 deputados. Neri Firigolo, líder da bancada do PT estava ausente e os deputados petistas Professor Dantas e Ribamar Araujo não votaram, “pois o Partido dos Trabalhadores é contra a paralisação da obra de Jirau por entender que ela é importante para Rondônia e para o Brasil”.

“Diferentemente do que se divulgou, o requerimento do Deputado Tiziu não contém a assinatura dos 24 parlamentares”, esclarece o presidente do PT/RO, Tácito Pereira.

Tácito não sabe quais os objetivos do deputado Tiziu Jidalias em apresentar e aprovar com celeridade, em duas sessões extraordinárias o requerimento 395/09. “Seria muito importante que os deputados que apóiam este requerimento demonstrem quais os prejuízos que essa grande obra está trazendo para Rondônia que precisa ter seu cronograma parado e façam um debate transparente e democrático com os 24 parlamentares e os envolvidos para assim tomar uma atitude de solicitar a paralisação dessa obra”, declara Pereira. 
Presidente do PT discorda de requerimento sobre a paralisação da obra de Jirau - Gente de Opinião



Fonte: Ascom PT/RO

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)