Sexta-feira, 3 de setembro de 2010 - 19h23
Estatal premiou as distribuidoras nos três departamentos regionais em Rondônia que tiveram melhores índices em Satisfação do Consumidor e Gestão Operacional
Porto Velho, 03 de setembro - A Eletrobrás Distribuição Rondônia realizou nesta quinta-feira, 2, cerimônia de entrega do Prêmio Eletrobras Distribuição Rondônia 2010. A cerimônia foi no prédio sede da empresa em Porto Velho, com a participação do diretor presidente da Eletrobrás, Pedro Carlos Hosken Vieira; o diretor de assuntos regulatórios e projetos especiais, Sergio Freesz; o diretor de operações, Nelson Leite; os gerentes dos departamentos regionais da Eletrobras Distribuição Rondônia, Nicolau Cravo (Norte), Gilson Alvarenga (Centro), e Joaquim Louredo (Sul), além de funcionários da estatal na capital.
Foram premiados os Departamentos Regionais em Rondônia que obtiveram os melhores resultados nas pesquisas de desempenho e nos índices de satisfação da qualidade percebida pelo consumidor, realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) na capital e interior. As categorias foram: Satisfação do Consumidor e Gestão Operacional.
A categoria Satisfação do Consumidor foi vencida pelo Departamento Regional Centro (Ji-Paraná e região, sendo 20 municípios e 17 localidades, com população de 145 mil consumidores), que obteve índice de 73%. Na categoria Gestão Operacional venceu o Departamento Regional Sul (Vilhena e região, num total de 26 municípios e 186 mil clientes. O Departamento Regional Norte (Porto Velho e região, 05 municípios: Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim e 157 mil clientes) foi homenageado por apresentar maior evolução nos índices de 2010 em relação a 2009.
A pesquisa
Foram ouvidas 420 pessoas em 17 municípios atendidos pelos departamentos, no período de 06 a 21.03.2010. A pesquisa teve como objetivos conhecer o grau de satisfação dos clientes residenciais com a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras; gerar índices que permitam comparar o desempenho entre as distribuidoras; oferecer instrumentos e incentivos voltados ao aprimoramento de desempenho.
Os aspectos considerados na categoria Satisfação do Consumidor focalizam os resultados do Índice de Satisfação Qualidade Percebida (ISQP - fornecimento de energia, informação e comunicação, conta de luz, atendimento ao cliente, imagem, abrangendo um total de 29 indicadores) que foi de 73%.
Na categoria Gestão Operacional foram considerados aspectos como: perdas globais de energia; continuidade no fornecimento, medidos pelos índices DEC/FEC (DEC: a duração equivalente de interrupção no abastecimento de energia elétrica por unidade consumidora - cada relógio medidor -; e FEC: a freqüência equivalente de interrupção por unidade consumidora, quantas vezes houve a interrupção no fornecimento nesse medidor); qualidade no faturamento e inadimplência.
Para a Ouvidoria da estatal, responsável pela realização da premiação, os objetivos são estimular a prática de benchmarking (busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior); reconhecer o esforço para a melhoria da qualidade; criar padrões de melhorias na prestação dos serviços; e instituir uma ferramenta para influenciar e promover melhorias, de acordo com diretrizes para o desenvolvimento das empresas.
Para o diretor presidente, Pedro Hosken, "os prêmios de qualidade são excepcionalmente bem vindos pelo prazer do reconhecimento e respeito pelo trabalho, e a melhoria contínua que se reveste na qualidade". Hosken citou também projetos aprovados de mais de R$ 350 milhões para execução em três anos, cujo objetivo é dotar Rondônia de infraestrutura completa para distribuir energia ao Estado e ao país, através do Sistema Interligado Nacional (Sin) e outro do Banco Mundial de U$ 700 milhões para melhorar o patamar de eficiência de perdas comerciais com melhorias na rede de distribuição e conexão, nos medidores, com monitoramento 24 horas.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Eletrobras Distribuição Rondônia
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A