Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Prêmio Eletrobras Distribuição Rondônia celebra melhorias na qualidade do serviço




Estatal premiou as distribuidoras nos três departamentos regionais em Rondônia que tiveram melhores índices em Satisfação do Consumidor e Gestão Operacional


Porto Velho, 03 de setembro - A Eletrobrás Distribuição Rondônia realizou nesta quinta-feira, 2, cerimônia de entrega do Prêmio Eletrobras Distribuição Rondônia 2010. A cerimônia foi no prédio sede da empresa em Porto Velho, com a participação do diretor presidente da Eletrobrás, Pedro Carlos Hosken Vieira; o diretor dePrêmio Eletrobras Distribuição Rondônia celebra melhorias na qualidade do serviço  - Gente de Opinião assuntos regulatórios e projetos especiais, Sergio Freesz; o diretor de operações, Nelson Leite; os gerentes dos departamentos regionais da Eletrobras Distribuição Rondônia, Nicolau Cravo (Norte), Gilson Alvarenga (Centro), e Joaquim Louredo (Sul), além de funcionários da estatal na capital.

Foram premiados os Departamentos Regionais em Rondônia que obtiveram os melhores resultados nas pesquisas de desempenho e nos índices de satisfação da qualidade percebida pelo consumidor, realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) na capital e interior. As categorias foram: Satisfação do Consumidor e Gestão Operacional.

A categoria Satisfação do Consumidor foi vencida pelo Departamento Regional Centro (Ji-Paraná e região, sendo 20 municípios e 17 localidades, com população de 145 mil consumidores), que obteve índice de 73%. Na categoria Gestão Operacional venceu o Departamento Regional Sul (Vilhena e região, num total de 26 municípios e 186 mil clientes. O Departamento Regional Norte (Porto Velho e região, 05 municípios: Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Porto Velho, Nova Mamoré e Guajará-Mirim e 157 mil clientes) foi homenageado por apresentar maior evolução nos índices de 2010 em relação a 2009.

A pesquisa



Foram ouvidas 420 pessoas em 17 municípios atendidos pelos departamentos, no período de 06 a 21.03.2010. A pesquisa teve como objetivos conhecer o grau de satisfação dos clientes residenciais com a qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras; gerar índices que permitam comparar o desempenho entre as distribuidoras; oferecer instrumentos e incentivos voltados ao aprimoramento de desempenho.

Os aspectos considerados na categoria Satisfação do Consumidor focalizam os resultados do Índice de Satisfação Qualidade Percebida (ISQP - fornecimento de energia, informação e comunicação, conta de luz, atendimento ao cliente, imagem, abrangendo um total de 29 indicadores) que foi de 73%.

Na categoria Gestão Operacional foram considerados aspectos como: perdas globais de energia; continuidade no fornecimento, medidos pelos índices DEC/FEC (DEC: a duração equivalente de interrupção no abastecimento de energia elétrica por unidade consumidora - cada relógio medidor -; e FEC: a freqüência equivalente de interrupção por unidade consumidora, quantas vezes houve a interrupção no fornecimento nesse medidor); qualidade no faturamento e inadimplência.

Para a Ouvidoria da estatal, responsável pela realização da premiação, os objetivos são estimular a prática de benchmarking (busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior); reconhecer o esforço para a melhoria da qualidade; criar padrões de melhorias na prestação dos serviços; e instituir uma ferramenta para influenciar e promover melhorias, de acordo com diretrizes para o desenvolvimento das empresas.

Para o diretor presidente, Pedro Hosken, "os prêmios de qualidade são excepcionalmente bem vindos pelo prazer do reconhecimento e respeito pelo trabalho, e a melhoria contínua que se reveste na qualidade". Hosken citou também projetos aprovados de mais de R$ 350 milhões para execução em três anos, cujo objetivo é dotar Rondônia de infraestrutura completa para distribuir energia ao Estado e ao país, através do Sistema Interligado Nacional (Sin) e outro do Banco Mundial de U$ 700 milhões para melhorar o patamar de eficiência de perdas comerciais com melhorias na rede de distribuição e conexão, nos medidores, com monitoramento 24 horas.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Eletrobras Distribuição Rondônia

Gente de OpiniãoSexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 1 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)