Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Prefeito participa de inauguração de metalúrgica e pede mais investimentos


Junto com o ministro das minas e energia Edson Lobão, o prefeito Roberto Sobrinho participou da solenidade de inauguração da primeira indústria de bens e serviços do Norte do Brasil – Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA), instalada em Porto Velho. O empreendimento que parte do grupo Alstom e Bardella será responsável pela produção de equipamentos para a hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. 

Roberto destacou os avanços que as hidrelétricas e as indústrias representam para Rondônia, especialmente pra Porto Velho. “Esses empreendimentos valem mais à pena se estiverem voltados para a inclusão social, geração de emprego e renda e, consequentemente, o desenvolvimento de nossa cidade, melhorando a qualidade de vida de todos. A IMMA e as demais empresas que estão se instalando aqui são exemplos disso”, enfatizou. 

O prefeito lamentou o posicionamento de outros grupos empresariais, que decidiram montar fábricas em Manaus para fornecerem turbinas e outros equipamentos para as usinas do Madeira. “Queremos que essas indústrias tragam tecnologia, empregos e inclusão social para quem mora aqui”, disse. Roberto também conclamou os empresários a unirem forças com a Prefeitura no sentido de convencer esses grupos a se instalarem na capital rondoniense. 

Edson Lobão falou inicialmente da posição do Brasil no cenário econômico internacional, com destaque o pagamento da dívida externa. “O País era colônia do Fundo Monetário Internacional (FMI), com uma dívida de 180 bilhões de dólares. O Governo Lula não só pagou a dívida, mas ainda emprestou dinheiro ao FMI”, afirmou. O ministro disse que a IMMA não vai fornecer equipamentos apenas para as usinas, mas para outras obras no Brasil e no mundo. “É um monumento na Amazônia que veio para ficar”, acrescentou.

IMMA

A Indústria Metalúrgica e Mecânica da Amazônia (IMMA) está instalada na BR-364, próximo de Candeias do Jamari. Ela é a quarta unidade brasileira da Alstom no País e opera atualmente com 90% de sua capacidade. Tem 253 mil metros quadrados de área total e 33 mil metros quadrados de área construída. A produção será de 12 mil toneladas em equipamentos por ano.

Qualificação

Em parceria com o Senai, a IMMA colocou em prática o projeto Guaporé, que capacitou cerca de 600 profissionais para trabalharem em indústria desse porte, dos quais, 400 foram contratados. 

Fonte:  Augusto José
Foto: Tony Irineu

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)