Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Prefeito é criticado por querer saber se procede a instalação da CPI das usinas


 
Os deputados Valter Araújo (PTB), Tiziu Jidalias (PP), Miguel Sena (PSDB) e Jair Mioto (PPS), na sessão plenária da última terça-feira (13), não pouparam crítica ao prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, por ele haver convidado a imprensa e os vereadores da capital para uma visita de inspeção às obras da Usina de Jirau e, também, verificar a procedência do pedido de criação de CPI pela Assembléia Legislativa com a análise de toda documentação pertinente, principalmente as licenças e certidões ambientais. O convite da Prefeitura que foi encaminhado aos órgãos de imprensa e aos vereadores foi lido durante a sessão pelos parlamentares.

O deputado Valter Araújo disse ver com alegria a Assembléia envolvida na questão do Complexo do Madeira. No entanto, falou que no ano passado alertou para o problema que viria com a construção das Hidrelétricas, mas não recebeu a devida atenção. Questionou que há mais preocupação com a de Jirau. “Estão esquecendo a de Santo Antônio. Tem que se investigar as duas. A Assembléia está sendo desrespeitada também pela de Santo Antônio, não apenas pela de Jirau. Falta verba para reparar o que foi devastado. Estão preocupados com a construção de presídios e esquecendo das crianças, da proteção a elas. O distrito de Jacy Paraná está crescendo desordenadamente e não tem recurso nem de Jirau nem de Santo Antônio. Tem que conseguir mais recursos para a área social”.

Sobre a preocupação Roberto Sobrinho com as ações da ALE, Valter Araújo disse que o prefeito saiu em defesa das Hidrelétricas, principalmente da de Jirau. “O prefeito não tem competência a investigar o trabalho realizado pela ALE. Se ele tivesse preocupação com os empreendimentos, teria preparado a cidade para receber o crescimento da cidade com a vinda das hidrelétricas para Porto Velho”. Comentou sobre o setor de transporte da cidade, da falta de abrigo e pediu para Sobrinho fazer uma prestação de contas das verbas federais que têm recebido e aplicado em Porto Velho.

Miguel Sena disse ao prefeito Sobrinho que ele tem verificar a situação da saúde em Porto Velho e de todos os distritos da capital. Questionou a competência do prefeito Sobrinho para investigar as ações da ALE. “O prefeito não tem competência para investigar a administração da ALE. Roberto Sobrinho deixou de ser psicólogo para ser o advogado da Hidrelétrica de Jirau”.

O deputado Tiziu Jidalias perguntou o que tem a ver o prefeito Roberto Sobrinho com o pedido de CPI feito pela ALE. “Espero acreditar que o prefeito Sobrinho não esteja ganhando algo das Hidrelétricas. Quero apenas que Sobrinho cumpra seu papel constitucional. O prefeito não tem competência nem para cuidar dos buracos que tomaram conta da cidade, que é a capital do Estado”. Jair Mioto também não gostou do posicionamento do prefeito Roberto Sobrinho e lembrou que ele tem lutado apenas em benefício próprio. “Vocês lembram quando da construção do Shoping de Porto Velho? E a questão dos Mototaxistas? Agora, querer dizer o que os deputados e a Assembléia têm que fazer e, no mínimo, estranho”, completou.

Fonte: ALE/RO – DECOM

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)