Quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 - 09h15
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, reuniu-se na tarde desta terça feira (28) com representantes da Eletrobrás Rondônia e moradores de Jacy-Paraná. O objetivo do encontro foi buscar solução para o problema de energia elétrica enfrentado pela população do distrito, que fica a 90 quilômetros da capital, sentido Acre.
Moradores reclamam que há muita oscilação e falta de energia elétrica, fato que prejudica a todos, principalmente os comerciantes. O engenheiro Luiz Marcelo dos Reis, gerente do departamento de operação e distribuição da Eletrobrás explicou que já estão sendo feitos investimentos no local com objetivo de expandir a rede e ampliar a quantidade de geradores da estação termoelétrica que abastece a comunidade. Segundo Marcelo, o valor do investimento é da ordem de R$ 2 milhões.
Linhão
A notícia não agradou aos moradores. Eles dizem que preferem energia “limpa e de qualidade”. A principal reivindicação é que a rede que abastece Jacy-Paraná seja interligada com o “linhão” que leva energia para o Acre, a partir da subestação construída em Mutum Paraná, para atender o canteiro de obras da hidrelétrica de Jirau. Entretanto, como se trata de uma subestação provisória, Marcelo explicou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel) não autoriza o procedimento.
Diante do impasse, Roberto Sobrinho se comprometeu em manter contatos com a Eletrobrás Rondônia e Nacional no sentido de buscar solução para o problema. “Nós entendemos que a interligação de Jacy com o ‘linhão’ é a melhor saída, pois o distrito terá energia de qualidade e vai possibilitar a instalação de novas empresas, que certamente irão contribuir para a geração de emprego, desenvolvimento da comunidade e melhoria da qualidade de vida dos moradores”, declarou.
O prefeito acrescentou que empresas de grande porte não se instalam em Jacy porque a energia elétrica não oferece segurança aos empresários. “Já tive um primeiro contato com o presidente da Eletrobrás, Pedro Carlos Hosken, e nos próximos dias teremos novas reuniões em Brasília para tratar do assunto. Acreditamos que iremos encontrar uma solução”, concluiu.
Também participaram da reunião, os vereadores Jurandir Bengala e Cláudio Carvalho, além do secretário municipal Extraordinário de Programas Especiais, Pedro Beber.
Fonte:Augusto José
Foto: Quintela
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A