Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Potencial do pinhão manso é debatido em evento público


 
Planejado para ser uma grande oportunidade de diálogo entre a comunidade científica e representantes dos diversos setores do negócio da Agroenergia, será realizado, nos dias 11 e 12 de novembro, em Brasília, o I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso.

O evento será aberto com a conferência do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. Estarão presentes os presidentes da Embrapa, Pedro Arraes e Mike Lu, da Associação de Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), instituições promotoras do Congresso.

Com um público estimado de 500 participantes, do Brasil e exterior, entre pesquisadores, técnicos, professores, representantes governamentais, produtores, extensionistas, empresários e estudantes, terão a oportunidade de discutir o estado da arte, enfocando os avanços científicos e as necessidades legais e políticas para inserção do pinhão manso como matéria-prima para a produção de bicombustível.

Nesse evento, estaremos discutindo o conhecimento atual sobre a espécie e o cultivo de pinhão manso no Brasil e no mundo, fala o Chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães. “Estaremos ainda apontando e divulgando os resultados que embasam os cultivos correntes, bem como os focos de novas pesquisas para a ampliação do suporte técnico para a expansão das áreas”, diz. Esse esforço estará sendo consolidado na elaboração da proposta do programa de pesquisa, desenvolvimento e inovação do pinhão manso.

Os participantes estarão debatendo o tema em 01 conferência, dezenove palestras, em 03 mesas redondas e sessões técnicas. Foram selecionados 203 trabalhos que serão apresentados em palestra e por meio de pôsteres. Com 58 resumos aceitos, a linha temática Ecofisiologia, nutrição mineral e irrigação apresentou maior volume de trabalhos.

A oleaginosa

O pinhão manso, Jatropha curcas (L.), possui potencial de rendimento de grãos e óleos e em sua fase inicial, permite o cultivo em consórcio com outras culturas de interesse econômico e alimentar. Por todos esses motivos, essa oleaginosa é considerada uma cultura potencial para atender ao Programa Nacional de Produção de Biodiesel.

O pinhão manso é uma espécie natural introduzida no Brasil há séculos e ocorrem dispersa em grande parte do território nacional, na forma de plantas isoladas ou reduzidos maciços em pequenas alamedas e cercas, quintais e sítios, indicando forte ação do homem para dispersão e manutenção da espécie. Especialmente na década de 1980 e mais recentemente, a partir de 2005, o pinhão manso está sendo plantado em áreas comerciais e experimentais, visando seu entendimento e aproveitamento para a produção de óleos.

Por ser o pinhão manso uma espécie perene não domesticada, ressalta Durães estima-se que serão necessários alguns anos para que se obtenham as cultivares melhoradas e informações cientificamente embasadas sobre o sistema de produção da cultura, que suportem a expansão de seu cultivo comercialmente competitivo em distintas regiões do Brasil.

Apesar da carência de informações técnicas básicas, a cultura vem sendo difundida e implantada em diferentes regiões do Brasil e do mundo, e a pesquisa monitora e avança em conhecimento e práticas para dar suporte técnico à expansão do cultivo. O foco principal das pesquisas trata de entender e utilizar o potencial da espécie para produzir óleo, desenvolver o sistema produtivo e o aproveitamento da torta.

 
I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso
Data: 11 e 12 de novembro de 2009
Local: Brasília Alvorada Hotel (Brasília - DF)

Fonte: Embrapa Agroenergia
Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)