Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Portaria estabelece regras para leilão de energia


Portaria do Ministério de Minas e Energia publicada hoje (21) no Diário Oficial da União estabelece as regras do Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Novos Empreendimentos de Geração, denominado A-5. O leilão será realizado no dia 17 de dezembro pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A Aneel vai elaborar o edital, os anexos e os contratos de comercialização de energia, além de adotar as medidas necessárias para a realização do leilão. O suprimento de energia elétrica deverá ter início em 1º de janeiro de 2014.

Os contratos deverão contemplar a energia proveniente de pequenas centrais hidrelétricas e de usinas hidrelétricas na modalidade por quantidade de energia, com prazo de duração de 30 anos. A energia proveniente de outras fontes será objeto de contrato na modalidade por disponibilidade de energia, com prazo de duração de 15 anos.

Os empreendedores que quiserem propor a inclusão de aproveitamentos ou projetos no leilão deverão requerer o registro, o cadastramento e a habilitação técnica dos empreendimentos à Empresa de Pesquisa Energética (EPE), conforme instruções disponibilizadas no site da empresa (www.epe.gov.br).

A EPE, no caso de não habilitação técnica de um empreendimento, notificará o interessado, que terá prazo de cinco dias úteis para que apresentar recurso. Não será habilitado tecnicamente o empreendimento termelétrico cujo Custo Variável Unitário (CVU) for superior a R$ 200 por megawatts-hora (MWh).

Os agentes de distribuição deverão apresentar a Declaração de Necessidade de Compra de Energia Elétrica para o leilão até 30 de setembro, na forma e modelo a serem disponibilizados no endereço eletrônico do Ministério de Minas e Energia. 

Christina Machado/Agência Brasil

Gente de OpiniãoSábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 19 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)