Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 - 15h04
Mais de 4 mil pontos de iluminação pública dos 6.100 previstos para serem implantados na zona Sul da capital, já foram instalados pela prefeitura de Porto Velho. Nesta quarta-feira, 19, a equipe da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), conclui os trabalhos que estão sendo realizados nos bairro Cohab, com a instalação de 642 pontos.
O bairro a partir desta semana passa a contar com o novo sistema de iluminação pública, a troca das luminárias antigas por lâmpadas mais potentes e com “braços” mais longos do que os que estão sendo substituídos. Na prática, a prefeitura, está trocando as lâmpadas de vapor de sódio de 70 watts e as de vapor de mercúrio de 80 watts por luminárias mais potentes (150 watts) de vapor de sódio.
“Com essa mudança, além de melhorar a iluminação, estamos também padronizando o sistema, tanto no que diz respeito aos braços onde as lâmpadas são prendidas, que por serem mais cumpridas têm um alcance maior, como também das próprias luminárias que terão a mesma potência e que terá o dobro das atuais“, explicou o presidente da Emdur, Mário Sérgio Teixeira.
Nesta quarta, também foram iniciados os serviços em mais dois bairros da zona Sul de Porto Velho: no Eldorado, onde serão instalados 465 pontos de iluminação e na Eletronorte, com 383 pontos. No Eldorado, o presidente da Emdur adiantou que na realidade, será feita a instalação do sistema de iluminação pública. O bairro ainda não conta com esse serviço.
Após essa etapa, ficará faltando apenas quatro bairros para que a prefeitura conclua o projeto de iluminação dessa região, que são: Floresta, Nova Floresta, Conceição e Caladinho. O tempo médio de execução do serviço gira em torno de 6 a 7 dias, em cada bairro.
Programa
A iluminação dos bairros da zona Sul da capital faz parte do maior programa de iluminação pública jamais executado em Porto Velho. O programa foi lançado pelo prefeito Roberto Sobrinho no ano passado. Além da região Sul, as principais avenidas de Porto Velho como Calama, Jatuarana, Amador dos Reis, Pau Ferro, Três e Meio, Abunã e Carlos Gomes, também serão contempladas com esta padronização de iluminação pública. O programa é financiado com recursos das compensações das usinas.
Fonte: Joel Elias
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A