Segunda-feira, 3 de maio de 2010 - 08h59
Assinatura simbólica de locação libera projeto para início das obras
Comerciantes de Mutum-Paraná se reuniram nesta semana com o gerente de Remanejamento da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) Marco Furini, para discutir os locais e projetos de construção dos estabelecimentos no Polo Industrial. A ação é parte integrante do Programa de Remanejamento da População Atingida, desenvolvido pela Usina Hidrelétrica Jirau.
O grupo participou da assinatura simbólica do termo de locação no escritório da ESBR, no Polo. Como alternativas eles poderiam receber o valor da indenização ou ser remanejados, mas todos os presentes já haviam optado pelo Reassentamento Coletivo Urbano em encontros anteriores, onde foi solicitado um esboço da forma que gostariam que a estrutura fosse construída.
Um exemplo é o comerciante Claudemir de Oliveira, 36, proprietário de um mercado e pai de dois filhos, com 9 e 12 anos, que por acreditar que as condições de vida serão bem melhores, preferiu o reassentamento. “Estou satisfeito com o projeto. A estrutura é em alvenaria e eu terei uma área construída equivalente à que eu tinha. Os documentos foram providenciados dentro do prazo estipulado e eu não tenho do que reclamar”, relata.
Outro comerciante de Mutum-Paraná, o senhor Orlando da Silva, visitou o local onde será erguido seu negócio e com visão otimista vislumbra o futuro dele junto da sua família. “Aqui vai ser bem melhor”, comemora ao lembrar que boa parte de seu comércio era de madeira.
A previsão é de que ainda em maio já esteja liberada a mudança de alguns comerciantes para o Polo, viabilizando o início de suas atividades no novo endereço.
Fonte: Crisbele Sena / Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A