Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Polo se prepara para receber comerciantes de Mutum-paraná



Assinatura simbólica de locação libera projeto para início das obras

Comerciantes de Mutum-Paraná se reuniram nesta semana com o gerente de Remanejamento da Energia Sustentável do Brasil (ESBR) Marco Furini, para discutir os locais e projetos de construção dos estabelecimentos no Polo Industrial. A ação é parte integrante do Programa de Remanejamento da População Atingida, desenvolvido pela Usina Hidrelétrica Jirau.

O grupo participou da assinatura simbólica do termo de locação no escritório da ESBR, no Polo. Como alternativas eles poderiam receber o valor da indenização ou ser remanejados, mas todos os presentes já haviam optado pelo Reassentamento Coletivo Urbano em encontros anteriores, onde foi solicitado um esboço da forma que gostariam que a estrutura fosse construída.

Um exemplo é o comerciante Claudemir de Oliveira, 36, proprietário de um mercado e pai de dois filhos, com 9 e 12 anos, que por acreditar que as condições de vida serão bem melhores, preferiu o reassentamento.  “Estou satisfeito com o projeto. A estrutura é em alvenaria e eu terei uma área construída equivalente à que eu tinha. Os documentos foram providenciados dentro do prazo estipulado e eu não tenho do que reclamar”, relata.

Outro comerciante de Mutum-Paraná, o senhor Orlando da Silva, visitou o local onde será erguido seu negócio e com visão otimista vislumbra o futuro dele junto da sua família. “Aqui vai ser bem melhor”, comemora ao lembrar que boa parte de seu comércio era de madeira.

A previsão é de que ainda em maio já esteja liberada a mudança de alguns comerciantes para o Polo, viabilizando o início de suas atividades no novo endereço.

 Fonte: Crisbele Sena / Comunica
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)