Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 - 16h40
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, já deu início a um projeto para ajudar empresas de pequeno e médio porte a reduzir o uso de gases que contribuem para o aquecimento global.
A primeira reunião sobre o assunto aconteceu nesta segunda-feira, em São Paulo, entre especialistas e membros da indústria produtora de espumas, solventes, aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e extintores de incêndio.
Protocolo de Montreal
O objetivo inicial do encontro foi mapear as empresas e levantar a quantidade de gás consumida nesses locais. A medida faz parte do segundo ciclo proposto pelo Protocolo de Montreal, em vigor no país desde 1989.
A idéia é que as empresas recebam apoio e orientação da parceria entre a agência da ONU e o Ministério do Meio Ambiente do Brasil para eliminar, até 2015, 10% do consumo nacional, para que o uso acabe totalmente até 2040.
Em entrevista a Rádio ONU, de São Paulo, o assessor técnico para o Protocolo de Montreal no Brasil, Anderson Alves, explica que as empresas não devem sentir impacto ao adequarem o processo produtivo sem a utilização desses gases.
Recursos
"Em um segundo momento, quando tivermos essa pesquisa pronta, podemos pleitear recursos do Protocolo de Montreal para criar projetos aqui no Brasil. E assim beneficiar empresas a fundo perdido, para que elas possam se converter sem impacto econômico", afirma.
Segundo o Pnud, até o começo do ano os esforços estavam voltados para o controle de gases usados principalmente em sistemas de refrigeração. A partir de janeiro o consumo foi proibido em todo o mundo.
Fonte: Envolverde com informações de Julia Borba, da Rádio ONU em Nova York
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A