Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Plenário rejeita prorrogação da CPI das Tarifas de Energia


Plenário rejeitou nesta quinta-feira pedido de prorrogação do prazo de funcionamento da CPI das Tarifas de Energia Elétrica, que termina na segunda-feira (30). O presidente da CPI, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), havia solicitado mais dez dias para elaborar seu relatório. "Esse prazo é necessário porque a Aneel nos pediu prorrogações de prazo, e apenas ontem foram entregues informações importantes para o relatório", disse.

Os partidos favoráveis à prorrogação reduziram o prazo para cinco dias, tentando um acordo, que não foi possível. "Não haverá nenhuma outra reunião da comissão, apenas o relator precisa de um prazo para a elaboração do relatório", defendeu o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

PSDB, PPS, DEM e PT foram contrários à prorrogação. Segundo o líder do PT, deputado Cândido Vaccarezza (SP), já houve extensão de prazo por 30 dias, e o argumento para a última prorrogação também havia sido a elaboração do relatório, sem quebra de sigilos bancários. "Eu considerei que houve quebra de acordo, porque dois ou três dias após a prorrogação houve uma quebra de sigilo e mais reuniões", disse.

Os deputados Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) e Efraim Filho (DEM-PB), que são vice-líderes dos seus partidos, colocaram suas bancadas em obstrução e disseram que não aceitariam de forma alguma uma nova prorrogação. "Já foram 60, 120, 150 dias, e como a CPI não tem horário fixo, pode se reunir no fim de semana, é possível votar até segunda-feira", disse Hauly. 

Obstrução 

O impasse acirrou ânimos, e Henrique Eduardo Alves prometeu colocar o PMDB em obstrução indefinida na próxima semana como resposta à possível manobra de finalizar a CPI por encerramento do prazo. Como o relator, deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ), ainda não leu seu relatório, um pedido de vista na segunda-feira inviabilizaria a votação do texto final pela CPI.

"Mas os companheiros sabem que fomos derrotados em todas as instâncias dessa CPI, da composição da mesa à indicação do relator, e não descumprimos nenhum acordo, queríamos votar, mas não é possível mais prorrogar esses trabalhos", respondeu o deputado José Genoíno (PT-SP).

Acordos
Como não houve consenso, também não foram votados os acordos internacionais que estavam em pauta. A sessão foi encerrada em seguida. 

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)