Sexta-feira, 2 de setembro de 2011 - 14h36
As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) –Jamari e Canaã – em fase inicial de instalação são um novo marco no desenvolvimento sustentável para o município pólo de Ariquemes, ao gerar cerca de 600 empregos diretos e indiretos, impulsionar a economia com a expansão de energia em 37 megawatts; aumento da arrecadação estimada do municipio em aproximadamente R$ 4 milhões anuais; possibilitará o fortalecimento da piscicultura com o incremento a criação em tanque rede nos rios que dão nome ao empreendimento; e, ao ecoturismo e lazer na exploração de áreas de camping, marinas e praias fluviais.
As obras devem ser concluídas até 2013 e o grupo Mega Energia, responsável pelo empreendimento, deve investir na região de Ariquemes R$ 53 milhões. Alem disto o empreendimento movimenta a economia nacional ao se considerar a compra de equipamentos como turbinas e geradores e outros bens e insumos – todos produzidos no Brasil -. Nessa fase inicial, o grupo está instalando o canteiro de obras, e até o final do ano pretende concluir a escavação em solo e rocha.
Essa nova realidade que propiciará a expansão de energia em Ariquemes, garantindo sua autosuficiencia energética para o presente e geraçòes futuras, começou em 2002 com o estudo de inventário, aprovado em 2005 pelos órgãos competentes, mesmo ano da elaboração e aprovação do projeto básico. No ano passado, foram aprovadas as licenças ambientais de instalação do empreendimento e também incluído no leilão de energia do Governo Federal. Nesse ano, as licenças ambientais de instalação foram renovadas, se iniciou o projeto executivo e, nesta sexta-feira (02), as PCHs Jamari e Canaã, foram apresentadas à sociedade e seus representantes pela Sedam (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental) num seminário realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Ariquemes.
O empreendimento nos rios Jamari e Canaã incorpora o conceito de sustentabilidade e, nele já vem contido esse diferencial, como a escada de peixe – tecnologia que permite a transposição de peixes para montante do barramento - um programa efetivo de proteção da fauna e flora, e integração socieconômica da populaçao afetada pelo empreendimento.
Fonte: Mega Energia / Yodon Guedes
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)