Quarta-feira, 11 de abril de 2012 - 05h34
Secretário de Planejamento afirma que cronograma das obras das usinas do Rio Madeira, Teles Pires e Belo Monte está mantido
O secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, assegurou nesta terça-feira, 10 de abril, que os cronogramas das obras das principais hidrelétricas brasileiras como Jirau (RO - 3.750 MW), Santo Antônio (RO - 3.150 MW), Teles Pires (MT - 1.820 MW) e Belo Monte (PA - 11.233 MW) estão mantidos. Para Ventura, as paralisações ocorridas nos empreendimentos nas últimas semanas não irá afetar a entrega da energia.
"Esse tipo de evento [as greves] não compromete necessariamente o cronograma das obras. As interrupções são conjunturais e não devem comprometer a entrega de energia no futuro", garantiu.
Segundo Altino Ventura, o MME, ao prepara o planejamento destes empreendimentos, já trabalha com hipóteses de alteração dos prazos, que podem ocorrer também devido às chuvas e atrasos na entrega de máquinas e equipamentos. O executivo explicou que o ministério busca ajustar o programas de obras para o mercado e que as paralisações ocorridas podem ser recuperadas depois. "Isso tudo é previsto. Alguns problemas relacionados com chuva e dificuldade de suprimento de material já estão previstos no cronograma", acentuou.
O secretário argumentou que o suprimento de energia para os próximos anos já está garantido. O Plano Decenal de Expansão de Energia, até 2020, mostra que o país precisa acrescentar 70.000 MW ao seu parque elétrico, o que representa algo em torno de 7.000 MW por ano. O estudo mostra ainda que 63% da energia necessária para os próximos dez anos já está contratada.
"Nos leilões que nós realizamos nos últimos anos já contratamos 63% para os próximos 10 anos. A situação é confortável. Não há nenhuma razão para nós termos inquietação. Ou seja, nós estamos hoje convencidos de que a segurança energética brasileira é muito elevada", completou.
Fonte: Agência CanalEnergia
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A