Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

PANOBIANCO: Repiquete faz enchente piorar novamente em Pimenta Bueno (RO)


Com as chuvas intensas registradas neste domingo na região de Vilhena e Chupinguaia, o nível dos rios Barão de Melgaço e Pimenta Bueno voltaram a subir. A situação tende a piorar ainda mais.

Daniel Panobianco - A cidade de Pimenta Bueno, no sul de Rondônia, está enfrentando uma enchente de grandes proporções desde a última quarta-feira (10), onde o nível máximo do rio Machado, em uma estação operada pela ANA (Agência Nacional de Águas) atingiu o maior nível da história na sexta-feira (12), às 17 horas (local), com 7,71 metros.

Após o máximo da cheia, o nível caiu para 7,34 metros neste domingo (14), mas voltou a subir rapidamente ao final da noite chegando a 7,45 metros mantendo os alagamentos em bairros da cidade.

Famílias que perderam tudo com a enchente temem pela subida ainda mais drástica do rio nos próximos dias, o que provavelmente irá acontecer podendo o recorde de 7,71 metros ser quebrado no decorrer da semana em virtude da previsão de bastante chuva nas cabeceiras.

Gente de Opinião
(PCH Primavera, que leva as águas do rio Pimenta ao encontro com o rio Barão de Melgaço)

Embora as empresas concessionárias tenham negado a liberação da água em excesso das hidrelétricas de Primavera, Rondon I e Rondon II, sabe-se muito bem que esta informação é inverídica, pois os dados destas estações mostram que a vazão de liberação do canal de fuga aumentou, bem como o nível dos rios Pimenta e Barão de Melgaço em fazendas próximas. Água acumulada em excesso em uma barragem não evapora do dia para a noite, muito menos volta rio acima.

Nas hidrelétricas, os dados aferidos pela ANA mostram que o nível aumentou após as chuvas da tarde deste domingo.

A população de Pimenta Bueno deve esperar por mais chuvas e consequentemente, um retorno, ainda que substancial da enchente aos bairros que ainda não foram totalmente afetados.

Dados: ANA / Foto: HIDROTEL
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoDomingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Domingo, 6 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)