Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

OPINIÃO: Santo Antônio – Do céu ao caos (Com uma pequena ajuda dos sindicatos)


 

Celso Maia*



O que as ONGs não conseguiram, os sindicalistas o fizeram: parar as obras da construção da barragem de Santo Antônio, no rio Madeira, próximo a Porto Velho. Os jornais e portais eletrônicos tratam o assunto pelo lado policial, as badernas, as quebradeiras, os boatos. Não cogitaram ainda o que poderá acontecer com Porto Velho caso a obra seja definitivamente interrompida e esses milhares de trabalhadores ficarem sem empregos, vagueando pela cidade, outros gastando a demissão em bebida.


O problema de segurança pública que hoje já foge do controle do Estado ficaria pior, com aumento de todos os tipos de violência, do furto aos saques a lojas e mercados. Conheceríamos a barbárie em sua forma mais primitiva.


Prefeitura e estado deixariam de arrecadar os tributos que hoje reforçam seus cofres, provocando um efeito dominó que afetaria os setores de saúde e educação, principalmente. Sem dinheiro para pagar salários e dar manutenção, a falência dos serviços públicos seria acelerada.


Comenta-se pela cidade que os movimentos que geraram as confusões entre os trabalhadores surgiram de fora para dentro, com inspirações políticas e sindicais. Pelo menos duas centrais sindicais estariam disputando as filiações dos milhares de trabalhadores, reforçando os caixas e ainda sobrando para viabilizar campanhas de candidatos ligados ao movimento sindical.


Espero que estas especulações e projeções de cenários catastróficos sejam apenas isso. É hora dos governos federal, estadual e municipal, sociedade organizada, federações patronais se juntarem e pressionarem o consórcio e os sindicatos para que esta situação se resolva de forma favorável para todos os interessados.


*Celso Maia, cidadão de Porto Velho
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Hidrelétrica Santo Antônio comemora o Dia da Árvore com criação de bosque

Na manhã de hoje, em comemoração ao Dia da Árvore, foi inaugurado um bosque na Hidrelétrica Santo Antônio. A área de mais de dois hectares, o equivale

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão da ALE aprova projetos que retiram incentivos das usinas do Madeira

Comissão também analisou outros projetos que seguem para votação em Plenário...

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de transposição de peixes da UHE Jirau é referência

Sistema de Transposição de Peixes da UHE Jirau foi projetado pelos melhores especialistas no assunto