Porto Velho (RO) quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional

OPINIÃO: Santo Antônio – Do céu ao caos (Com uma pequena ajuda dos sindicatos)


 

Celso Maia*



O que as ONGs não conseguiram, os sindicalistas o fizeram: parar as obras da construção da barragem de Santo Antônio, no rio Madeira, próximo a Porto Velho. Os jornais e portais eletrônicos tratam o assunto pelo lado policial, as badernas, as quebradeiras, os boatos. Não cogitaram ainda o que poderá acontecer com Porto Velho caso a obra seja definitivamente interrompida e esses milhares de trabalhadores ficarem sem empregos, vagueando pela cidade, outros gastando a demissão em bebida.


O problema de segurança pública que hoje já foge do controle do Estado ficaria pior, com aumento de todos os tipos de violência, do furto aos saques a lojas e mercados. Conheceríamos a barbárie em sua forma mais primitiva.


Prefeitura e estado deixariam de arrecadar os tributos que hoje reforçam seus cofres, provocando um efeito dominó que afetaria os setores de saúde e educação, principalmente. Sem dinheiro para pagar salários e dar manutenção, a falência dos serviços públicos seria acelerada.


Comenta-se pela cidade que os movimentos que geraram as confusões entre os trabalhadores surgiram de fora para dentro, com inspirações políticas e sindicais. Pelo menos duas centrais sindicais estariam disputando as filiações dos milhares de trabalhadores, reforçando os caixas e ainda sobrando para viabilizar campanhas de candidatos ligados ao movimento sindical.


Espero que estas especulações e projeções de cenários catastróficos sejam apenas isso. É hora dos governos federal, estadual e municipal, sociedade organizada, federações patronais se juntarem e pressionarem o consórcio e os sindicatos para que esta situação se resolva de forma favorável para todos os interessados.


*Celso Maia, cidadão de Porto Velho
 

Mais Sobre Energia e Meio Ambiente - Internacional

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A