Sábado, 6 de março de 2010 - 15h18
Quando vi a tenda armada, aquelas cadeiras perfiladas e uma tela, pensei: - Será que o cinema chegou a Jirau?
E era mesmo, e não poderia ser melhor: O milagre de Santa Luzia, do diretor Sergio Roizenblit, filme que retrata a sanfona como um instrumento cultural dos mais conectados a emoção dos brasileiros.
Com a participação de Dominguinhos, Patativa do Assaré e Sivuca, o filme é magnífico e em Jirau parece ir de encontro ao povo, que acaba se identificando seja lá pela saudade de casa, seja lá pelo fole da sanfona, ou simplesmente pela literatura de cordel abordada no decorrer do filme.
Os olhos parecem não piscar, a emoção floresce e nem mesmo o forte calor, nem mesmo os incômodos “carapanãs” conseguem afastar dali, o povo nordestino que está escrevendo a partir de agora a sua própria historia em Jirau, pioneiros de si mesmos, através e a partir da tela conseguem resgatar sua história.
Sergio Roizemblit confessa que vem colhendo material com o qual pretende rodar um longa metragem contando a história desse povo que hoje constrói a Hidroelétrica de Jirau: - Pretendo contar a história a partir das histórias de vida do próprio povo.
E essas histórias são fantásticas, converso com seu Natal, natural de Exu e ele com lágrimas nos olhos confessa: - Quando vi Dominguinhos chegando naquela camioneta, pensei logo no quintal lá de casa, parece até que eu tava lá... Outros depoimentos são colhidos ao final da exibição, e me são jóias raras na tradução de um povo tão saudoso, com tanta história para contar.
Falo com o Renato, Diretor de Cultura da Camargo Correa, que diz que iniciativas como esta, são metas da Camargo Correa: - Oportunizar ao povo o reencontro com a tela do cinema é uma obrigação nossa!
E como toda boa fita, o milagre parece chegar ao fim, as pessoas vão embora demonstrando certo alívio em seus semblantes, pois confirmam que através da telinha conseguiram voltar para casa nesta noite e esse reencontro com suas origens parece ter sido pragmático, necessário e fortalecedor, um verdadeiro milagre, milagre de Santa Luzia.
Fonte: Rondon da Silva
Professor e Analista de Projetos
ronydon@hotmail.com
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A