Terça-feira, 5 de janeiro de 2010 - 20h09
Operacionalização de gasoduto em faixa de domínio não gera direito à concessionária a cobrança de tarifa
A instalação de gasoduto subterrâneo em faixa de domínio de ferrovia não gera direito à cobrança de tarifa de serviço por parte da concessionária de serviço público. Esse foi o entendimento da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O processo envolve a MRS Logística S/A, concessionária de serviço público federal de transporte de carga na Malha Ferroviária Sudeste, e a CEG, Companhia Distribuidora de Gás do Estado do Rio de Janeiro.
A MRS entrou com recurso contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), alegando que a operação de uma tubulação de gás poderia interferir diretamente na segurança do serviço ferroviário. Isso acarretaria custos à empresa, inclusive na fiscalização da operação do gasoduto. Portanto, a concessionária alegava o direito de impedir a instalação gratuita da tubulação.
O TJRJ negou o pedido da MRS por entender que a instalação de gasoduto subterrâneo não traria qualquer sobrecarga de serviço, não interferindo em seus ganhos. Segundo o TJRJ, a cobrança oneraria o usuário do serviço de gás canalizado. Insatisfeita com a decisão, a concessionária entrou com recurso no STJ.
A ministra Denise Arruda, relatora do recurso, aplicou as súmulas 5 e 7 do STJ, as quais dispõem respectivamente: não cabe recurso especial para analisar cláusulas de contrato e nem para reexame de prova.
Fonte: STJ
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A