Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Odebrecht retomará operações no Equador após pacto com o governo




A construtora brasileira Odebrecht retomará suas operações no Equador, após chegar a um acordo com o governo, que a expulsou do país em 2008 por se negar a indenizar o Estado depois de descumprir um contrato, noticiou nesta sexta-feira a agência pública Andes.

"Este convênio reafirma as boas relações entre os governos de Equador e Brasil e permitirá o reinício das operações da Odebrecht", destacou a Andes, citando uma fonte da empresa brasileira.

"O Estado equatoriano chegou a um acordo favorável para o interesse nacional", disse à agência o ministro equatoriano de Setores Estratégicos, Jorge Glas.

Segundo o funcionário, a construtora "se comprometeu com o governo a solucionar todas as controvérsias e fazer os investimentos técnicos necessários para assegurar que a usina hidrelétrica San Francisco continue funcionando plenamente a longo prazo".

Quito pediu uma indenização à empresa de 250 milhões de dólares, depois que as autoridades equatorianas a responsabilizaram pelos danos que tiraram de funcionamento a usina apenas um ano depois de a obra ser entregue.

A Odebrecht também "garantirá por cinco anos a reparação das obras civis (...), e um pagamento transacional pelas paralisações da usina", explicou o ministro sem informar valores.

A empresa fará também uma assessoria e capacitação dos técnicos equatorianos para "a operação e manutenção" de San Francisco.

Após expulsar a Odebrecht, Quito impugnou junto à Câmara de Comércio Internacional de Paris um crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de 243 milhões de dólares, destinado à construção da obra.

A medida gerou a reação de Brasília, que chamou a consultas seu embaixador entre novembro de 2008 e janeiro de 2009.



Fonte: Correio Braziliense
 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sábado, 20 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)