Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Observatório Ambiental Jirau oferece aulas de violão


 

Observatório Ambiental Jirau oferece aulas de violão - Gente de Opinião

Lazer e cultura são disponibilizados à comunidade
através de aulas de música

 

Parte integrante do Programa de Educação Ambiental da UHE Jirau, o curso de violão oferecido pelo Observatório Ambiental Jirau para a comunidade de Mutum-Paraná, foi iniciado na segunda quinzena de abril e atende 31 alunos com idades que variam de 9 a 22 anos em três horários, nas segundas, quartas e sextas.
 

“Sempre tive vontade de tocar, mas aqui eu não tinha acesso. Como agora temos um professor, eu venho a todas as aulas e o mais legal é saber que daqui a um tempo nós estaremos entendendo, conseguindo ler o caderno de música, o que pra nós é uma conquista”, afirma Mablime Zilda Martinian, de 14 anos.
 

De acordo com Felipe Bruno, a maioria dos alunos não desperdiça a oportunidade de aprender. É o caso de Ana Flávia de 11 anos, que além do curso de violão também é aluna de computação, das oficinas do curso de manejo ambiental e de pesquisa social, todos disponibilizados pela Energia Sustentável do Brasil.
 

O Observatório disponibiliza oito violões para os alunos que não têm como adquirir o instrumento. Com relação à escolha do curso, tudo é construído em parceria com a comunidade e durante as reuniões.
 

Para o professor, Vanderson Grande, o mais gratificante não é o salário, mas fazer o que gosta, no caso, ensinar música para estas crianças. Ele que é formado pela Escola Municipal de Música Jorge Andrade, em Porto Velho. Segundo Cirlene Furini, coordenadora de Socioeconomia, o curso é válido, pois proporciona à comunidade, espaço para o desenvolvimento artístico, cultural, além de oferecer a crianças e jovens oportunidades futuras.

Fonte: Crisbela Sena / Comunica
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 3 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)