Sexta-feira, 9 de março de 2012 - 12h42
Já foram feitos 3.090 metros de proteção na região do
bairro Triângulo, de um total de 5.000 metros previstos
A Santo Antônio Energia prossegue com as obras de enrocamento iniciadas no dia 11 de fevereiro, que consistem na colocação de rochas nas margens do rio Madeira para a proteção das encostas. Já foram feitos 3.090 metros de proteção em toda faixa da margem direita, incluindo o bairro Triângulo, de um total de 5.000 metros previstos, e já foram lançados cerca de 84.000 metros cúbicos de rocha, a mesma quantidade do volume de concreto que foi utilizado no Maracanã, que foi em torno de 80.000 metros cúbicos. O trabalho é executado com o auxílio de duas balsas vindas de Manaus. Cada uma delas tem capacidade de transportar até 23 caminhões basculantes por vez.
Esta semana começaram os trabalhos de acabamento na crista do enrocamento. As obras prosseguirão nos trechos não habitados desde a usina até o igarapé Bate Estaca. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em abril, porém, o trecho do bairro Triângulo terminará até o final deste mês de março.
A Santo Antônio Energia, empresa responsável pela operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, continua cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no dia 3 de fevereiro para garantir a segurança das famílias que moravam em áreas de risco iminente no bairro Triângulo. As 572 pessoas que estavam em situação de risco foram transferidas para áreas seguras e permanecem em local provisório onde recebem a assistência necessária, como as refeições diárias e serviços de lavanderia. Seus bens foram catalogados, com acompanhamento de um tabelião, e devidamente guardados em depósitos. As 126 crianças em idade escolar continuam sendo transportadas para as instituições de ensino.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Caixa FIP Amazônia Energia. A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A