Sexta-feira, 11 de março de 2011 - 11h22
O Les Affaires, site e jornal líderes na publicação de notícias de economia e negócios em Quebec, no Canadá, destaca as obras de construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio em reportagem veiculada no dia 26 de fevereiro. A matéria, assinada pelo jornalista Hugo Joncas, traz informações sobre a geração de mais de 12 mil novos empregos em Porto Velho e dados técnicos sobre a obra. As 44 turbinas Bulbo do empreendimento garantirão a potência instalada de 3.150 MW de energia, mais que o dobro da capacidade de quatro usinas hidrelétricas construídas pela empresa estatal Hidro Quebec, no rio Romaine, no Canadá.
O reservatório da UHE Santo Antônio - equivalente a apenas 271 quilômetros quadrados, dos quais 164 serão a própria calha do rio Madeira - também é citado na reportagem por provocar menor impacto ambiental. Ele é comparado a reservatórios gigantes de outras usinas hidrelétricas, como a de Balbina, construída na década de 1980 no Amazonas, cujo reservatório compreendia uma área de mais de 2.000 quilômetros quadrados com uma geração de energia cerca de 10 vezes menor que Santo Antônio. Em comparação com reservatórios de usinas do Quebec, a diferença para a UHE Santo Antônio também é gritante. A Robert- Bourassa (conhecida como La Grande 2) , por exemplo, construída na década de 1970, com capacidade para 5.616 MW, tem área de reservatório de 2815 quilômetros quadrados.
Por tudo isso, as usinas do Madeira são consideradas na reportagem como representantes de uma nova era no desenvolvimento da energia elétrica no Brasil.
Outra questão frisada foi o salto da economia brasileira com o consequente aumento da necessidade de energia. A notícia lembra o “apagão” de 2001, quando a falta de chuvas ameaçou a produção de energia hidrelétrica, e informa que em 2019 o Brasil registrará crescimento no consumo de eletricidade equivalente a 5,3% - enquanto em Quebec estima-se que em 2020 essa ampliação do consumo seja de apenas 0,7% ao ano.
Fonte: Carla Nascentes
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A