Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Nova Mutum Paraná é inaugurada com festa


 Nova Mutum Paraná é inaugurada com festa - Gente de Opinião

Um lugar bom para morar, realizar negócios, produzir e gerar riquezas. Assim foi apresentada Nova Mutum Paraná, que marca a história do estado de Rondônia, como exemplo de sustentabilidade e aplicação das mais modernas tecnologias da construção civil mundial. O empreendimento foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira (19), com uma série de atividades, incluindo celebração religiosa e shows musicais com artistas da região. (Clique AQUI e veja fotos do evento).

O culto ecumênico na Igreja Católica Nossa Senhora de Nazaré, celebrado em conjunto pelo Padre Miguel Fernandes e pelo pastor da 1ª Igreja Batista, José Williane Ribeiro, às 9 horas, abriu a programação. Em seguida comerciantes receberam em ato simbólico as lojas do Centro Comercial, espaço que possui 16 salas para negócios diversificados. Doze já funcionam com lojas de confecção, telefonia celular, produtos e serviços de informática, farmácia, sorveteria, lotérica, agência bancária e o salão de beleza da empresária Aretula Almeida Anastassioy, a primeira a se instalar na galeria.

Proprietária de um centro de beleza há 20 anos em Porto Velho, a empresária agora aposta no desenvolvimento da nova localidade. “A clientela aqui é boa, o salão está sempre cheio e a cidade está crescendo. Eu estou muito satisfeita com o faturamento. Tem me proporcionado uma boa renda para ampliar e melhorar os serviços”, diz a empresária.

Como parte da programação foi entregue ao Governo do Estado a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), espaço estruturado para o funcionamento da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Para construir e equipar a Unisp a Energia Sustentável do Brasil investiu R$ 2.657.882,46 (dois milhões, seiscentos e cinquenta e sete mil e oitocentos e oitenta e dois reais). A concessionária também entregou na ocasião cinco ambulâncias com estrutura de UTI para o Corpo de Bombeiros, doação totalizada em R$ 530 mil, para auxiliar nos atendimentos de urgência e emergência.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Lioberto Souza Caetano, agradeceu a doação em nome da comunidade, destacando que a estrutura que está sendo colocada à disposição da saúde e segurança pública do Estado, através das compensações sociais da Usina Jirau, tem ajudado a corporação em sua missão de salvar vidas. “Nosso compromisso também é manter e ajudar no desenvolvimento do Estado, com projetos sociais que possam desenvolver o lado cidadão”, salienta.

Para o comandante geral da Polícia Militar, Cel. Paulo Cesar de Figueiredo, uma cidade planejada facilita o policiamento. “Estamos aqui com a missão de exercer o nosso papel social em atender a comunidade, levando segurança a todos”, reforça.

O governador de Rondônia, Confúcio Moura, destaca que Nova Mutum Paraná é um exemplo de desenvolvimento econômico, social e principalmente sustentável. “Rondônia mostra, neste momento, todo o seu potencial como um gigante gerador de riqueza e renda. Hoje vemos o resultado dos benefícios que o rio Madeira nos oferece e reafirmamos que é possível aliar crescimento econômico e desenvolvimento com sustentabilidade”.

Victor Paranhos, diretor presidente da Energia Sustentável do Brasil, assegurou que o governador pode contar com a ESBR para continuar estimulando esse crescimento. “Esta é uma oportunidade para Rondônia como um todo. Não é só uma fase, o crescimento veio para ficar. Estamos no Estado que mais contrata com carteira assinada no Brasil. Rondônia tem vontade de crescer, o povo é empreendedor e tem força de crescimento”.Nova Mutum Paraná é inaugurada com festa - Gente de Opinião

Um exemplo do empreendedorismo citado pelo diretor é o do comerciante Claudenir Oliveira, proprietário do primeiro supermercado de Nova Mutum Paraná, que soube tirar proveito da situação aparentemente adversa de ter que mudar de endereço. Ele não exitou em trocar a mercearia de 180 metros quadrados, em madeira, que possuía em Mutum Paraná pelo prédio em alvenaria de 400 metros quadrados em Nova Mutum. Não bastasse a melhoria do imóvel, a renda mensal do negócio quase triplicou com o aumento da clientela e o investimento que fez para ampliar a variedade e qualidade de seus produtos. “Só não se deu bem quem não soube aproveitar. É evidente que isso aqui vai crescer e não vai papar. É o Polo Industrial de Porto Velho”, analisa o comerciante, que se prepara para aplicar o que já conseguiu lucrar em Nova Mutum Paraná, em novos empreendimentos na localidade.



Sobre Nova Mutum Paraná

Construída às margens da BR-364, Nova Mutum Paraná está localizada a cerca de 100 km da capital Porto Velho (RO) e com acesso livre ao Acre. O Projeto Urbanístico, que dispõe de uma área de dois milhões de metros quadrados, conta com 1.600 casas, com capacidade para seis mil moradores e o Polo Industrial Porto Velho, preparado para instalar 26 novas indústrias.

Nova Mutum Paraná foi planejada pela Energia Sustentável do Brasil, concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, com o objetivo principal de atender os moradores do antigo distrito de Mutum Paraná - única área a ser envolvida diretamente pela formação do lago do futuro reservatório da UHE Jirau.

A cidade possui ruas asfaltadas, tratamento de água e esgoto, rede de telefonia fixa e móvel, acesso à internet banda larga, coleta seletiva de lixo, praças e áreas de lazer, escolas de ensino fundamental e médio, terminal rodoviário, Correios, agência bancária, posto de saúde, central de abastecimento, além de setor para instalação de indústrias de médio e grande porte, centro comercial e feira livre dos produtores rurais.

Atualmente o local conta com 156 famílias remanejadas de Mutum Paraná que optaram pelo Reassentamento Coletivo Urbano, 05 que optaram morar em Nova Mutum e receber as demais benfeitorias no loteamento rural, além de parte dos profissionais da Usina Jirau.


 


A empresa

A Energia Sustentável do Brasil é formada pela Eletrobras Eletrosul (20%), Eletrobras Chesf (20%), Camargo Corrêa (9,9%) e GDF Suez Energy (50,1%), a majoritária do grupo empreendedor, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica Jirau. Com 50 turbinas, a hidrelétrica terá capacidade instalada de 3.750 MW e é a maior obra em construção no Brasil. A previsão para início da geração é no primeiro semestre de 2012.



Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 17 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)