Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Mulheres prontas para o setor da construção


 
As cinco primeiras turmas dos cursos de qualificação de mulheres para a construção civil oferecidos pela Santo Antônio Energia, em parceria com o Senai RO e Prefeitura de Porto Velho receberam os certificados de conclusão de curso nesta segunda-feira, 27 de dezembro, no auditório da Fiero. Na primeira etapa, foram 97 formandas dos cursos de bombeiro hidráulico, eletricista instalador predial, pintor deMulheres prontas para o setor da construção - Gente de Opinião obras e saúde e segurança do trabalhador, oferecidos na capital e também no distrito de Jacy-Paraná.

 As aulas são parte do Programa de Compensação Social da concessionária responsável pela implantação, futura operação e comercialização da energia que será gerada na Usina Santo Antônio e a parceria com o Senai RO se estenderá em 2011, quando mais 15 turmas de mulheres serão capacitadas para o mercado de trabalho da construção civil. “Na minha família, a maioria dos homens trabalha com construção. Eu e minha tia fizemos o curso de eletricista instalador predial e nos sentimos preparadas para trabalhar com eles agora”, disse Elenice de Faria, moradora de Jacy-Paraná.

 Para entregar o primeiro certificado, Ana Paula Azzi, engenheira da Santo Antônio Energia, salientou que mulheres e homens têm o mesmo potencial para o trabalho, por isso devem ter oportunidades iguais, como na Usina Santo Antônio, por exemplo. Já o Gerente de Sustentabilidade da empresa Ricardo Márcio, ao parabenizar as turmas, lembrou que é preciso acompanhar o crescimento para estar sempre inserido no mercado de trabalho.

 Os representantes da Fiero e Senai RO, Gilberto Batista e Adir Oliveira, destacaram a oportunidade de ingresso no mercado pelo momento de expansão do setor da construção civil que o país vive, especialmente em Porto Velho, com a instalação das usinas do Madeira. Para Mara Regina, da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, esta aliança entre empresas privadas, como a Santo Antônio Energia, com a Prefeitura Municipal reforça o compromisso com sustentabilidade e proporciona às mulheres oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

 
 Santo Antônio Energia

 É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 14,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.


Fonte: José Carlos Sá
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)