Terça-feira, 22 de março de 2011 - 17h24
Investigações vão apurar eventuais violações de direitos humanos e as medidas adotadas para garantir a segurança de trabalhadores da usina e população de Porto Velho
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) instaurou um inquérito civil público para acompanhar as ações do Poder Público a respeito dos incidentes havidos na Usina de Jirau, verificando, entre outros assuntos, os mecanismos criados para garantir a segurança dos moradores de Porto Velho e também dos trabalhadores da hidrelétrica.
No inquérito, o MPF/RO também fará a investigação sobre eventual violação dos direitos humanos dos trabalhadores, por meio de assédios ou violências praticadas por prepostos ou pessoas contratadas pelas empresas construtoras.
O órgão tem acompanhado a situação dos incidentes em Jirau. Na última sexta-feira, dia 18, dirigentes sindicais e um grupo de trabalhadores de Jirau aceitaram o convite do MPF/RO para comparecer à sede do órgão e relatar os acontecimentos recentes nos canteiros da obra. Eles foram recebidos pelo procurador da República Reginaldo Trindade e por representantes do Ministério Público do Estado e Ministério Público do Trabalho.
No sábado, dia 19, o MPF/RO participou de reunião na Superintendência do Trabalho com representantes do consórcio e da construtora da hidrelétrica, dirigentes sindicais dos trabalhadores e outras instituições. Também neste dia foram solicitadas providências para garantir a segurança pública, por meio de ofícios à Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Força Nacional de Segurança. A Agência Estadual de Vigilância Sanitária também recebeu solicitação para fiscalizar as condições de higiene nos abrigos destinados aos trabalhadores.
Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A