Quinta-feira, 18 de novembro de 2010 - 19h37
Mais de sessenta famílias aguardam acesso à energia elétrica
O Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) recomendou à Eletrobrás que faça a eletrificação na gleba Amir Lando, localizada em Campo Novo de Rondônia. As obras deverão ser iniciadas no máximo em sessenta dias e a conclusão em 120 dias, a contar de seu início. O descumprimento da recomendação pode implicar na proposição de ação civil pública e outras providências administrativas e judiciais.
Segundo consta na recomendação, existem aproximadamente sessenta famílias sem serviço de energia elétrica na localidade. A Eletrobrás Distribuição Rondônia tinha prioridade na implementação do Programa Luz Para Todos naquela área, mas o Incra informou que a gleba possuía irregularidade. Em agosto deste ano, o proprietário Amir Lando emitiu uma declaração, reconhecendo a possibilidade de implantação do Programa Luz Para Todos no local.
O procurador da República Ercias Rodrigues, autor da recomendação, afirma que “a ausência de eletrificação rural na localidade acarreta à comunidade prejuízos irreparáveis ao seu desenvolvimento social e econômico, privando as famílias lá residentes de serviços públicos básicos e inerentes à condição humana”. Ele aponta que a energia elétrica é fundamental para a política de fixação do homem no campo, instrumento de pacificação social e possibilitador de incremento à produção agrícola.
Fonte: MPF/RO
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A