Domingo, 27 de fevereiro de 2011 - 22h08
O Consórcio Fornecedor Jirau (CFJ), responsável pelo fornecimento das turbinas para a Casa de Força 1 da Usina Hidrelétrica Jirau, inaugurou na noite da última quinta-feira, 24, a área de montagem e armazenagem dos estatores e do nariz dos bulbos. O galpão em estrutura metálica, com 155 metros de comprimento, 24m de altura e 15m de largura, foi construído no canteiro de obras da Usina, em local que facilita tanto a chegada dos equipamentos desmontados como a saída dos estatores prontos para serem instalados.
O CFJ é formado pelas empresas Alstom, Voith-Siemens e Andritz Hydro, fabricantes de turbinas no Brasil. A opção por fazer a montagem dos estatores no canteiro de obras, segundo o presidente do consórcio, Eric Stefani, visa garantir a qualidade dos equipamentos, evitar riscos e dar mais flexibilidade ao cronograma de entrada em operação das unidades geradoras.
“Depois de montado, um estator pesa cerca de 200 toneladas e mede 10m de diâmetro, o que demandaria uma logística de transporte bem maior, caso optássemos por trazê-los prontos”, informa Stefani. “O trabalho de montagem é delicado, de altíssima precisão. O transporte poderia causar algum dano interno. Quanto mais próximo for a montagem, mais seguro”, salienta.
Para o presidente da Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos, concessionária da UHE Jirau, a construção da área de montagem dentro da usina demonstra o compromisso das fabricantes com a qualidade das turbinas que serão instaladas em Jirau. “Para o empreendimento é muito importante. Além dessa garantia de qualidade, se os estatores viessem montados, o transporte seria mais difícil e demorado”, ressalta Paranhos.
O Estator
O estator é a parte fixa do gerador elétrico e tem a função de conduzir a energia a ser produzida pela usina. Em Jirau, hidrelétrica que será composta por 50 unidades geradoras, será instalado o mesmo número de estatores. Os 28 estatores da Casa de Força 1 (margem direita) são fornecidos pelo CFJ e os 22 da Casa de Força 2 (margem esquerda) pela empresa Dong Fang, da China.
Cronograma
As peças dos primeiros quatro estatores, dos 28 fornecidos pelo CFJ, chegaram a Jirau no início de novembro de 2010 e de imediato começaram a ser montadas. As partes maiores são as da carcaça, que pesam 18 toneladas cada e encaixadas medem 10m de diâmetro. As demais são pequenas e o peso de cada uma varia entre 15 a 20kg.
De acordo com o presidente do Consórcio Fornecedor Jirau, Eric Stefano, a montagem de dois estatores, dos quatro que já estão em andamento no galpão, deverá ser concluída em julho ou agosto deste ano. A partir daí a previsão é entregar dois estatores por mês. O espaço tem autonomia para montar 16 em paralelo.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A