Sexta-feira, 30 de julho de 2010 - 11h45
Desde maio de 2009, a Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, monitora a presença de mercúrio no rio Madeira para mensurar o metal líquido na água do rio e nos organismos de peixes e pessoas, que vivem nas proximidades. Trata-se de uma das condicionantes do Plano Básico Ambiental (PBA), desenvolvido pela Santo Antônio Energia, para implantação da hidrelétrica. Para realizar esta ação, a empresa conta com a parceria de profissionais das Universidades Federais de Rondônia e do Rio de Janeiro, além da Fundação Oswaldo Cruz. Este trabalho é o tema desta semana do programa “Santo Antônio Energia e Você”, veiculado diariamente pela Rádio Caiari AM (1430 KHZ e 4785 KHZ).
A presença de uma grande quantidade de mercúrio na região de Porto Velho se deve à época do garimpo intenso, durante a década de 80, já que parte deste era queimada com o ouro e a outra jogada nas águas dos rios. A concentração do metal em todo o ambiente aumentou, atingindo peixes e algas, além da terra e do leito do Madeira. Como a população ribeirinha se alimenta basicamente de pescados, este mercúrio chega rapidamente ao organismo dos seres humanos e oferece riscos à saúde, como, por exemplo, o comprometimento do sistema nervoso central e do sentido da visão e problemas de coordenação motora.
Esta pesquisa realizada pela Santo Antônio Energia pretende encontrar indicativos elevados do metal em mil voluntários por meio da análise do cabelo, de exames clínicos e de sangue com parâmetros bioquímicos (hemograma, colesterol e fatores relacionados à alimentação). Com isso será possível obter um diagnóstico prévio antes da concepção do reservatório para poder comparar os resultados com um novo estudo posterior, quando o lago estiver formado.
“Já entregamos 90% dos exames de sangue à comunidade junto com um laudo médico e orientações a serem tomadas. Os exames de análise do cabelo estão em andamento, pois precisam ser comparados com as espécies de peixes consumidos pela população para ver se há alguma relação”, explica Aloísio Ferreira, coordenador de Sustentabilidade do Meio Biótico da Santo Antônio Energia. “A partir deste trabalho, teremos o mais completo estudo sobre mercúrio já realizado no Brasil”, completa Ferreira.
Para a concessionária, esta pesquisa é de suma importância, pois reforça o compromisso com a comunidade de Porto Velho e a melhoria da qualidade de vida de toda a população.
Programa “Santo Antônio Energia e você”
Grade de horário
· Segunda a Sexta
06h15 às 06h20
15h às 15h05
20h às 20h05
· Sábado
18h às 18h05
· Domingo
7h55 às 8h
19h30 às 19h35
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 13,5 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A UHE Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A