Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Monitoramento da Fauna Silvestre na região da UHE Jirau tem autorização concedida


 
Até 2012 cerca de 100 biólogos especialistas participarão do monitoramento da fauna terrestre em Jirau

Concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no dia 12 de fevereiro, a licença de monitoramento da fauna nas áreas de influência da Usina Hidrelétrica Jirau autoriza o início das atividades de monitoramento da fauna terrestre e semi-aquática, além da realização dos estudos qualitativos e quantitativos das espécies da região, sob a consultoria de 115 biólogos, especialistas da empresa Arcadis Tetraplan.

O trabalho de resgate da fauna está dividido em quatro campanhas anuais, num total de doze campanhas até 2012. A primeira delas iniciou em fevereiro, com a chegada do primeiro grupo de biólogos da Tetraplan a Porto Velho. Espécies da hepertofauna (répteis e anfíbios) e mastofauna (mamíferos de pequeno porte) foram as primeiras a serem levantadas. A segunda campanha, iniciada no dia 25 de fevereiro, está sendo feita por trinta especialistas em artrópodes (insetos e aracnídeos) e morcegos.

Filipe Biazzi, diretor-presidente da Arcadis Tetraplan, ressalta que conhecer a realidade da população local é imprescindível. “O diálogo com as comunidades é de grande importância para o levantamento de um diagnóstico preciso da fauna terrestre nas regiões estudadas”, disse Biazzi, lembrando que todo o processo ocorre antes, durante e depois do enchimento do reservatório da Usina Jirau.

“As atividades de monitoramento estão integradas às ações de resgate da fauna durante a supressão da vegetação do reservatório e a indicação das áreas propícias à realocação e soltura de animais”, disse Jairo Guerrero, gerente de Meio Ambiente da Usina Jirau.

Um grupo de aproximadamente dez pessoas da comunidade de Mutum-Paraná e Jaci-Paraná também foi beneficiado com contratações da Tetraplan, todos com carteira assinada. “São barqueiros e mateiros que acompanharão o grupo de biólogos durante as campanhas de estudos e resgate”, afirmou a bióloga coordenadora do projeto em Jirau, Sandra Favorito. No mês de março iniciarão as atividades da terceira campanha, com estudos da avifauna e da mastofauna.

Estão envolvidos neste processo 24 doutores e 26 mestres entre biólogos e veterinários da Universidade de São Paulo (USP). Outros especialistas, mestrandos, pós-doutorandos e estagiários também participam, juntamente com professores doutores da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Fonte:  Crisbele Sena / Comunica 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)