Sexta-feira, 23 de julho de 2010 - 15h06
Santo Antônio Energia instala estações meteorológicas para medir influência do reservatório na região
Com o intuito de coletar dados para aumentar a precisão das previsões de tempo e clima na bacia do rio Madeira, a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina Hidrelétrica Santo Antônio acaba de implantar duas estações meteorológicas no município de Porto Velho. Os equipamentos foram colocados em pontos estratégicos, que compreendem a área de ocupação da UHE Santo Antônio. Uma estação está situada na Nova Vila Teotônio e a outra em Calama, a 180 km a jusante da barragem.
“Não são esperadas mudanças climáticas significativas em decorrência da implantação da usina. O Programa de Monitoramento Climatológico é uma das condicionantes para a instalação do empreendimento, além de ser fundamental para medir a velocidade do vento, a umidade do ar, assim como a periodicidade das chuvas e a temperatura”, explica Euclides Ricardo Ferreira, coordenador de Sustentabilidade do Meio Físico da Santo Antônio Energia.
Em julho de 2011, data prevista para o início do enchimento do reservatório da UHE Santo Antônio, os dados coletados pelas estações, durante este primeiro ano de pesquisa, servirão como base de comparação para a nova fase, já com o reservatório em funcionamento. “A partir daí, poderemos verificar, com veracidade, se a hidrelétrica realmente influencia o clima da região”, completa Ferreira. As estações meteorológicas ficarão sob tutela da Santo Antônio Energia durante os 35 anos de concessão. No entanto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Rondônia (Sedam-RO) será responsável pela incorporação dessas estações às outras oito, já instaladas e em operação no Estado. De acordo com o Plano Básico Ambiental (PBA) seguido pela concessionária para construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, este monitoramento estava previsto para ocorrer em julho de 2010, o que significa que o cronograma de obras está em dia.
A Santo Antônio Energia é a empresa responsável pela construção e futura operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio e foi a vencedora do leilão de concessão e venda de energia, no final de 2007. Esta primeira concessão vai até 2043. O empreendimento, que está localizado no rio Madeira a sete quilômetros de Porto Velho (RO), começará a gerar energia em maio de 2012 e é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A