Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

MMA quer facilitar a construção de hidrelétricas na Amazônia


MMA quer facilitar a construção de hidrelétricas na Amazônia, com licenças regionais


Segundo a secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, frente as novas demandas de energia no país, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) estuda uma forma de agilizar o licenciamento, emitindo licenças regionais.

A possibilidade de flexibilização nas concessões de licenças ambientais externalizada pela secretária-executiva do Ministério de Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, é no mínimo descarada. Descaramento é o único termo que pode classificar as palavras da segunda autoridade do MMA, que deveria se preocupar única e exclusivamente com a preservação dos recursos naturais.

Izabella Teixeira de forma falsa mencionou sua prioridade pessoal de discutir hidrelétricas na Amazônia a usinas térmicas e nucleares. Isso que ela chama de discussão seria o mesmo que dar a um condenado a morte duas possibilidades: ou de morrer na cadeira elétrica ou de morrer enforcado. Demandas de infraestrutura de energia é um tema que a senhora em questão deveria pensar duas vezes antes de emitir opinião.

A “nova visão” do MMA mencionada na matéria de O Valor Econômico - aliás é bem próprio desse veículo divulgar opiniões sobre rumos distorcidos para as questões ambientais do Brasil - fala de exploração do potencial hidrelétrico na Amazônia e de debater o uso, segundo Izabella, até das unidades de conservação. Os chamados royalties do setor elétrico que nada mais são do que o famoso “cala boca” para a sociedade, só servem para beneficiar campanhas eleitorais e não podem servir, como se pretende, de moeda de troca para evitar um apagão virtual criado com o fim de favorecer grandes empreiteiras e seus apaniguados.

O MMA pós Minc está passando por uma séria crise de existência. Izabella Teixeira está a serviço da Casa Civil de Dilma Rousseff para ajudar a satisfazer a ambição de Lula de um terceiro mandato de saias. Mesmo que isso signifique inventar “soluções tecnológicas, sociais e ambientais”, palavras da secretária-executiva, para implantar turismo na Amazônia a la parque Yellowstone. Depois importarão o Zé Colméia! (TM)

Fonte: Telma Monteiro

Gente de OpiniãoSexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 3 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)