Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Ministro destaca rede de políticas para a agricultura familiar


 
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, destacou nesta quarta-feira (28) que o Brasil passa por um momento histórico. "Nos últimos sete anos, fomos capazes, Governo Federal e movimentos sociais, de construir uma rede de políticas públicas voltadas exclusivamente para o produtor familiar", disse.

A declaração foi feita durante a abertura do II Congresso Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/Brasil), que vai até o próximo sábado (30) no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional de Trabalhadores da Indústria (CTE/CNTI), em Luziânia (GO).

Entre as políticas criadas para os agricultores familiares, o ministro citou, por exemplo, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cujo volume de recurso tem aumentado anualmente; a criação dos seguros agrícolas de preço e de clima para os produtores familiares; a criação da Linha Mais Alimentos, direcionada para a modernização produtiva das unidades familiares do País; a Lei da Alimentação Escolar, que prevê que pelos menos 30% dos produtos utilizados na alimentação escolar sejam oriundos da agricultura familiar; e a nova Lei Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em tramitação no Congresso Nacional. "Essas conquistas demonstram que o Governo Federal, que antes não via ou ignorava a capacidade produtiva dos pequenos produtores, agora enxerga com novo olhar os agricultores familiares brasileiros".

Censo 2006

O ministro comemorou com os 800 delegados presentes os resultados do Censo Agropecuário de 2006, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Esse censo jogou luz no meio rural brasileiro. Ele mostrou que a agricultura familiar se relaciona melhor com o meio ambiente e é produtiva". De acordo com o levantamento, a agricultura familiar foi responsável, em 2006, por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café , 34% do arroz, 58% do leite , 59% do plantel de suínos, 50% das aves, 30% dos bovinos e, ainda, 21% do trigo. A cultura com menor participação da agricultura familiar foi a soja (16%). O valor médio da produção anual da agricultura familiar foi de R$ 13,99 mil.

Cassel parabenizou a organização do evento que, neste ano, trouxe para a mesa de discussão a necessidade de organizar, consolidar e fortalecer a agricultura familiar brasileira, responsável por 70% dos produtos que chegam diariamente à mesa dos brasileiros. "A organização é fundamental para que a agricultura familiar, sempre apoiada pelos movimentos sociais, esteja unida e fortalecida para os enfrentamentos que estão vindo", disse, referindo-se à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar o relacionamento do poder público com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. "Não será uma CPI contra o governo ou contra um único movimento social. É uma CPI contra a forma de relação estabelecida entre o poder público e a sociedade civil", disse.

Além do ministro Cassel, a abertura do II Congresso da Fetraf/Brasil contou a presença do ministro da Pesca, Altemir Gregolin, da coordenadora nacional da Fetraf, Elisângela dos santos Araújo, e de coordenadores estaduais da Federação, além de parlamentares, como o deputado federal Vicentinho (PT/SP) e deputados estaduais de Santa Catarina e Goiás.

Fonte: Jeanne Machado

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)