Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Minas e Energia fará novas fiscalizações nas obras de Santo Antônio e Jirau


As obras nas usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, em Rondônia, e de Simplício, na divisa do Rio Janeiro e Minas Gerais, serão os próximos alvos de fiscalização da Comissão de Minas e Energia. O colegiado tem uma subcomissão especial que acompanha e fiscaliza as obras de instalação de hidrelétricas em todo o País. A visita às polêmicas obras no rio Madeira, em Rondônia, foram programadas para o período de 24 a 26 desse mês.

Além dos efeitos sociais da construção das usinas de Jirau e Santo Antônio, várias ONGs já denunciaram o impacto ambiental da obra no rio Madeira, inclusive com riscos de extermínio de algumas espécies de peixes.

A data da visita à hidrelétrica de Simplício, no rio Paraíba do Sul, ainda não foi marcada. A obra de Simplício, iniciada em 2007, está avaliada em mais de R$ 2 bilhões e atinge os municípios de Três Rios e Sapucaia, no Rio de Janeiro, e de Além Paraíba e Chiador, em Minas Gerais. O relator da subcomissão, deputado Nelson Bornier (PMDB-RJ), avalia que a fiscalização é fundamental para manter a população informada sobre os reais riscos dessas obras. "A gente vai dar uma grande contribuição ao País com essa subcomissão podendo fazer um acompanhamento de perto e, principalmente, poder informar à população já que realmente há danos para aquelas pessoas que vivem ao redor daqueles municípios ao longo dessa construção".

Usina de Estreito 

No fim de outubro, a subcomissão visitou a usina de Estreito, que fica na divisa de Maranhão e Tocantins e foi privatizada em 2002. No relatório parcial sobre a visita, Bornier constatou que, em princípio, a ampliação da hidrelétrica segue em ritmo normal e dentro da legalidade. No entanto, o relator pediu uma série de informações adicionais a vários órgãos públicos. "A obra encontra-se dentro do prazo estipulado no contrato de concessão. Agora estamos exigindo ofícios de requerimento de informações à Aneel, porque queremos o contrato de concessão."

A subcomissão também pediu informações ao Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as visitas de fiscalização que foram feitas, e ao Ministério Público, já que há reclamações no município sobre desapropriações e o funcionalismo. "Questões que normalmente acontecem por força de uma grande obra como aquela."

Nelson Bornier também solicitou informações ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre as licenças expedidas para o empreendimento. A obra em Estreito tem 75% de financiamento do BNDES e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)