Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Mapa mostra cenários do aquecimento global


 

Gente de Opinião

A necessidade de uma negociação ambiciosa em Copenhague, no final do ano, se torna cada vez maior. Cientistas britânicos acabam de lançar um estudo que mostra que a temperatura média do planeta pode aumentar 4ºC até o final do século – ou mesmo antes –, em relação aos níveis pré-industriais, se a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera permanecer como a atual.

Com base em cenários socioeconômicos e de emissões desenvolvidos pelo IPCC – Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o Met Office Hadley Centre, que realizou a pesquisa, reuniu em um mapa interativo as possíveis consequências dessa elevação de temperatura para as várias regiões da Terra.

As previsões para o Brasil não são nada boas. O país deve aquecer entre 5ºC no litoral e 8ºC no interior, provocando incêndios com muito mais facilidade em nossas florestas.

Os chineses também devem sofrer no período de seca, pois a estimativa é de que o Himalaia, principal fonte de água para 23% da população, tenha apenas 50% de suas geleiras até 2050.

Aliás, todos nós enfrentaremos a falta de água, já que os reservatórios do planeta devem estar 70% mais vazios. Falta de alimentos e longos períodos de seca também são dados como certo.

Os continentes devem se aquecer mais do que os oceanos, elevando sua temperatura em 5,5ºC. E o maior aumento de temperatura ocorrerá no Ártico.

O estudo foi encomendado pelo Departamento de Energia e Mudanças Climáticas do governo britânico e torna ainda mais evidente a urgência de fazermos esforços significativos que mantenham o aumento da temperatura global em, no máximo, 2º C até 2100.

Faça você mesmo suas projeções no mapa abaixo. Clique nos símbolos de + para obter mais informações sobre cada dado.

Conheça também o site Act on Copenhagen, do governo britânico.

Fonte: PLANETA SUSTENTÁVEL

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)