Quarta-feira, 1 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

MAB denuncia UHE Santo Antônio em reunião de acionistas do Santander, na Espanha




Nesta manhã (30 de março), a militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Ivanei Dalla Costa, denunciou a violação dos direitos humanos e os graves impactos sociais e ambientais causados pela construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, que tem financiamento do banco espanhol Santander.
 

A denuncia foi formalizada na reunião dos acionistas do banco, que juntamente com o Banif (Portugal) e GDF-Suez (França e Bélgica), em 2010 foram denunciados pela construção das barragens de Santo Antônio e Jirau e condenados pelo IV Tribunal Permanente dos Povos, realizado em Madrid.
 

Naquela oportunidade, o MAB, o FOBOMADE (Bolívia) e o SETEM (Espanha), baseados nas ações do Ministério Público Federal e Estadual, na medida cautelar que tramita na Corte Interamericana de Direitos e nos impactos causados com a obra denunciaram as empresas responsáveis por um ECOCÍDIO, em conseqüência da destruição do Rio Madeira, da Amazônia e de recursos vitais para os povos ribeirinhos e indígenas.
 

Na sentença proferida, o Tribunal condenou a atitude do Santander, do Banif e da GDF-SUEZ, pelas “graves, claras e persistentes violações dos princípios, normas, convênios e pactos internacionais que protegem os direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais das pessoas”.
 

Na reunião de hoje com os acionistas, a coordenadora nacional do MAB mencionou a perda completa da pesca nas áreas próximas à hidrelétrica, a total irresponsabilidade na construção da barragem, a vasta inundação em pleno pulmão do planeta, as péssimas condições trabalhistas dos mais de 20 mil operários que estão trabalhando na barragem e o risco de um conflito internacional, já que as barragens de Santo Antônio e Jirau afetarão a Bolívia.
 

Ivanei também mencionou que desde o dia 20 de março de 2012 as obras da barragem estão paralisadas por uma greve, é a quarta vez desde 2008.
 

Além da denúncia formulada pelo MAB de violação dos direitos humanos dos atingidos com a construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, estiveram presentes na reunião do Santanter a organização SETEM, o Centro Delàs de Estudos pela Paz e Justiça e o Observatório da Dívida na Globalização, representantes da campanha "Banco Santander sem armas", que denunciaram que este banco é a segunda entidade financeira espanhola que mais investe no setor armamentício e que sua política corporativa de direitos humanos e de responsabilidade social é incoerente com suas atividades reais.


Fonte: MAB Nacional
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)