Sexta-feira, 18 de dezembro de 2009 - 17h31
 
A Advocacia-Geral da União (AGU) derrubou na terça-feira, 15, a ação proposta pelo Ministério Público Federal em Rondônia (MPF) contra a concessão da Licença de Instalação da Usina Hidrelétrica Jirau. O juízo da 3ª Vara Federal de Porto Velho (RO) rejeitou o pedido do MPF e determinou a extinção do processo. "Nada evidencia exorbitância legal quanto à expedição das licenças ambientais", concluiu a seção judiciária de Rondônia. De acordo com a Justiça, a emissão das licenças ambientais independe de conclusão do estudo de impacto ambiental. 
Na ação proposta, o MPF alegou que o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, teria praticado ato de improbidade ao emitir a Licença de Instalação para Usina Hidrelétrica Jirau. 
Fonte: Comunica
Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A
    Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)