Quinta-feira, 8 de julho de 2010 - 09h16
Energia Sustentável do Brasil investe em estrutura, técnicos especializados e equipamentos de pesquisa
A Energia Sustentável do Brasil vem investindo na implantação de novos laboratórios no Canteiro de Obras. Eles contribuirão para maior agilidade na apuração dos resultados e cumprimento dos prazos do Projeto Básico Ambiental (PBA). Com estes novos laboratórios, já são três operando no Canteiro, o de Limnologia/Hidrobiogeoquímico, Hidrossedimentologia e Ictiofauna. De acordo com Marco Canedo, Coordenador de Meio Ambiente, os laboratórios são equipados para atender com agilidade a análise das medições e coletas realizadas em campo. Também em Nova Mutum Paraná foi instalado recentemente o Laboratório de Arqueologia que oferece suporte às ações do Programa de Prospecção e Salvamento do Patrimônio Arqueológico.
Hidrossedimentologia
O laboratório de hidrossedimentologia foi construído com a finalidade de realizar medições e observações das características do rio Madeira em relação ao sedimento. As análises, que antes eram realizadas em laboratórios de Cuiabá-MT, demandavam maior tempo e custo. Com a implantação do laboratório no Canteiro de Obras, o processo de análise e divulgação dos índices obtidos será mais rápido, inclusive a divulgação dos dados para os pesquisadores. São mais de 30 pesquisadores e colaboradores envolvidos entre coletores, hidrotécnicos e laboratoristas responsáveis pelos processos de coletas e análises quantitativas e qualitativas.
Parcerias firmadas com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), considerado o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina, possibilitam por meio dos dados obtidos, a realização da modelagem matemática. Assim é possível realizar a simulação de um cenário do rio antes e depois da construção da barragem. Os mesmos dados servem também para os modelos físicos reduzidos da UHE Jirau, feitas Pela Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto Sogreah, em Grenoble na França, renomado laboratório de hidráulica.
Ictiofauna
Responsável pelo laboratório de Ictiofauna e pelo Programa de Conservação da Ictiofauna, a Naturae Consultoria Ambiental Ltda. conta com uma equipe composta por biólogos, barqueiros e ajudantes. Dentre alguns processos adotados por este programa estão a pesca com malhadeiras (redes), espinhel, armadilhas e pesca elétrica.
Parte das ações desse programa é realizada em campo e as atividades de triagem e processamento das amostras são realizadas no laboratório do Programa de Conservação da Ictiofauna localizado no Canteiro de Obras da UHE Jirau. As atividades no laboratório ocorrem há 3 meses quando iniciou o programa.
Limnologia/Hidrobiogeoquímico
Com laboratórios base instalados no Canteiro de Obras, os Programas de Monitoramento Limnológico e Monitoramento Hidrobiogeoquímico realizam algumas análises químicas e microbiológicas. Após as coletas de material são realizados testes de coliformes totais e termotolerantes, incubação de DBO e filtragem de amostras. O sedimento coletado é processado em peneiras para posterior triagem dos organismos aquáticos, e os espécimes de macrófitas aquáticas encontrados são prensados e desidratados em estufas a uma temperatura constante.
De maneira geral a permanência de um laboratório base é essencial para que todas as amostras se mantenham preservadas e refrigeradas, até o momento do seu transporte para o laboratório central, onde serão realizadas as demais análises químicas, que fazem parte do Programa de Monitoramento Limnológico e do Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico.
Fonte: Crisbela Sena/Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A