Quinta-feira, 5 de maio de 2011 - 18h18
Nesta quinta-feira, 05/05, 10 indígenas das etnias Karipuna e Karitiana visitaram as obras de Santo Antônio acompanhado pela concessionária Santo Antônio Energia, para apresentar o andamento da implantação do empreendimento. Embora as duas tribos morem na área de influência da usina hidrelétrica, não são atingidos direta ou indiretamente pelo futuro reservatório do empreendimento.
“Fiquei impressionado com dimensão da barragem. Não tinha ideia que fosse algo tão grandioso”, comentou Edilson Karitiana Parintintim, um dos visitantes, durante o trajeto.
No fim de fevereiro a concessionária inaugurou a escola na Aldeia Karitiana, além de entregar também alojamento reformado para os professores. Outras estruturas também foram melhoradas na aldeia central. A Santo Antônio incrementou o centro comunitário utilizado pelos indígenas para realizar assembléias e reuniões; ampliou o posto de saúde e construiu um alojamento para os profissionais da área; e também instalou um depósito e reformou a casa do chefe de Posto da Funai. A Na segunda quinzena deste mês, a Santo Antônio Energia também começará a fazer as obras de compensação social na aldeia Karipuna. Serão construídos um posto de saúde, uma escola e residências para pessoal técnico da Educação e da Saúde.
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e futura operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 15,1 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP). A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.
Fonte: José Carlos Sá
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A