Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Justiça do Trabalho decide não embargar obras da usina de Jirau




A Justiça do Trabalho decidiu não embargar as obras da construção da usina hidrelétrica de Jirau, após a inspeção feita no local pelo juiz federal do Trabalho Afrânio Viana Gonçalves para verificar as condições das obras. Em conjunto com a empresa, ele definiu que as obras são retomadas a partir de 11 de abril.
 

O juiz analisa um pedido feito, na quarta-feira (30), pelo Ministério Público do Trabalho, que solicitou o embargo da obra. De acordo com o Ministério Público, o pedido foi feito após a inspeção realizada no canteiro de obras da usina por uma equipe de fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, que concluiu pela inviabilidade temporária do prosseguimento dos trabalhos.
 

A equipe constatou que grande parte dos alojamentos, a área de lazer, a lavanderia, a farmácia e a agência bancária da margem direita foram destruídos durante os atos de vandalismo em 15 de março.
 

O juiz visitou as obras com o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Francisco José pinheiro Cruz, e o auditor fiscal do Trabalho Juscelino José Durgo do Santos, que também é chefe do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
 

Após a inspeção, o grupo se reuniu com representantes da empresa e definiram um cronograma de ações para restabelecer as atividades no local a partir de 11 de abril. Antes, o local passa por uma inspeção no dia 8 de abril.
 

De acordo com a Justiça, a empresa Camargo Correa, responsável pela obra, tem até o dia 8 de abril para montar lan houses e farmácias no canteiro de obras.
 

Já a limpeza e organização do entulho que resultou dos atos de vandalismos deve ser descartado ou armazenado corretamente. A empresa ainda deve pintar as estruturas de concreto que permaneceram no alojamento até o dia 10 de abril.
 

A Justiça autorizou a empresa realizar ações que tenham o objetivo de garantir a segurança dos funcionários e do patrimônio e o funcionamento das condições operacionais mínimas no canteiro de obras.
 

A empresa também vai indenizar os trabalhadores que tiveram os pertences destruídos nos atos de vandalismo.

Fonte: G1
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)