Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

JT reconhece direito de barrageiro incorporar à jornada de trabalho tempo gasto na travessia do rio


Gente de Opinião Gente de Opinião



O tempo gasto por um trabalhador com a travessia entre uma margem e outra do rio Madeira até o canteiro de obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio deve ser incorporado e pago como jornada de trabalho ao empregado. Com este entendimento, a 1ª Turma do TRT da 14ª Região rejeitou um recurso do Consórcio Santo Antônio Energia e manteve a decisão da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho que mandou pagar 20 minutos diários de horas “in tinere” ao barrageiro Josimar Gonçalves da Silva.
 

Na sentença, o juiz de 1º grau julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados pelo reclamante, condenando o consórcio ao pagamento de 20 minutos diários a título de horas “in itinere”, referente à travessia do rio Madeira, com adicional de 50%, e reflexos sobre aviso prévio, 13º salário, férias mais um terço, descanso semanal remunerado e FGTS mais a multa de 40%.
 

O relator do recurso ordinário junto à 1ª Turma Recursal do Tribunal, juiz convocado Shikou Sadahiro, decidiu manter a decisão da 4ª Vara do Trabalho, baseado no parágrafo 2º do art. 58 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho - que prevê que em se tratando de empresa em local com difícil acesso ou não servido por transporte público regular e sendo fornecido o transporte pelo empregador o período gasto neste trajeto será computado na jornada de trabalho, além de encontrar amparo também na jurisprudência do TST e do próprio Pleno do Regional.
 

Em seu voto, o relator garante que não merece guarida a tese do consórcio de se eximir do pagamento de horas “in itinere” sob o fundamento de transação desse direito em norma coletiva, pois o entendimento do Regional, alinhado com o posicionamento do TST, é de que conquanto possa haver limitação no pagamento de horas “in itinere” não se admite sua supressão total.
 

Para requerer a reforma da sentença de 1º grau, o consórcio alegou que o trecho até o canteiro de obras é atendido por transporte público e que existe convenção coletiva da categoria prevendo o fornecimento de vale transporte, ou outros meios para o deslocamento dos empregados para o trabalho, sem que isso implique no pagamento de horas “in itinere”.
 

Após examinar outras decisões dos próprios membros do Pleno e a jurisprudência formada sobre o assunto, o relator decidiu manter a sentença de primeiro grau, que acresceu à jornada de trabalho 20 minutos diários, para efeito de caracterização das horas “in itinere”, já que preenchem os requisitos do parágrafo 2º do art. 58 da CLT e da Súmula n. 90 do Tribunal Superior do Trabalho. (Processo 0001119-23.2010.5.14.0004 - Recurso Ordinário 01119.2010.004.14.00-9).

Fonte: Ascom TRT 14 / Fotos: Arquivo/Gentedeopinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)