Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Jirau realiza desvio do rio Madeira



ESBR comemora mais um Marco da obra que antecede a construção da barragem principal

A Usina Hidrelétrica Jirau atinge um dos estágios mais importantes da construção. Nesta quarta-feira, 28 /09, será feito o desvio, que permitirá que o Rio Madeira passe pelos vãos rebaixados do Vertedouro, a estrutura que regulará o nível do reservatório quando a Usina estiver funcionando.

Esse é o segundo desvio do rio. O primeiro foi em abril de 2009, quando foram construídas ensecadeiras (barragens provisórias) que restringiram o fluxo do Rio Madeira totalmente ao canal localizado à esquerda da Ilha do Padre, para permitir a construção do Vertedouro no leito original. Agora, para realizar o segundo desvio, são removidas as ensecadeiras que protegem o Vertedouro, permitindo o início da passagem de água por seus vãos.

Segundo o diretor-presidente da Energia Sustentável do Brasil, Victor Paranhos, o desvio é um marco na construção de uma hidrelétrica e está sendo feito no prazo previsto, 27 meses após a emissão da Licença de Instalação definitiva – LI.

Com o Rio Madeira desviado, o próximo passo será a construção da barragem principal no leito original do rio. Enquanto isso, a concretagem e a montagem dos componentes elétricos e mecânicos continuam a ser executada, em áreas protegidas das cheias. O enchimento do reservatório se iniciará em meados de 2012, após a conclusão das obras civis e a montagem das Unidades Geradoras da Casa de Força 2 . Neste momento, 15 mil operários trabalham nos canteiros da Usina Hidrelétrica de Jirau e a previsão é de que a primeira máquina entre em operação no 2º semestre de 2012.

A UHE Jirau, quando concluída, terá capacidade de 3.750 MW, a 14ª Usina do mundo, o suficiente para abastecer mais de 10 milhões de residências. A geração será feita por 50 turbinas do tipo bulbo, de 75 MW cada, sendo 28 instaladas na Casa de Força 1 e 22 na Casa de Força 2.

Vertedouro

Com mais de 40 metros de altura, o Vertedouro é uma das maiores estruturas da Usina. É constituído por 19 pilares, sendo cada pilar medindo uma média de 37 metros de altura, 65 de largura e cinco de espessura. Os 18 vãos que se formam entre os pilares, medindo cada um 25 metros de altura por 20 de largura, abrigam as comportas, grandes portas metálicas que se movem para regular o nível do reservatório.

A estrutura foi projetada para suportar uma vazão de 85.000 m³/segundo, equivalente à maior cheia dos últimos 10 mil anos. A vazão de cheia do Rio Madeira que ocorre anualmente é de 40.000 m³/segundo, sendo que no período de estiagem chega a cair para 4.000 m³/segundo.


Fonte: Comunica
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)