Sexta-feira, 19 de novembro de 2010 - 21h01
A Usina Hidrelétrica Jirau realizou nesta quinta-feira, 18, a formatura da 17ª turma de Iniciação Profissional em Armação do empreendimento. Ao todo, 73 profissionais foram qualificados pelo setor de treinamento, a partir de uma solicitação do setor de produção civil.
O treinamento é realizado desde o mês de setembro, na Escola de Iniciação Profissional no canteiro de obras de Jirau, e já capacitou mais de 400 profissionais, que foram absorvidos ao quadro funcional da Construtora Camargo Corrêa. O curso tem carga horária de 28 horas/aula, divididas em conteúdo teórico e prático.
Segundo os instrutores, Martins Vitório dos Santos e Pedro Caetano da Cunha Neto, o treinamento de Iniciação Profissional em Armação tem o objetivo de capacitar e qualificar os profissionais que trabalham na produção civil, para atender às demandas da obra. “No treinamento abordamos segurança do trabalho, produção, qualidade, limpeza e organização, entre outros tópicos”, explica Martins. Pedro Caetano completa, “são processos fundamentais na qualificação dos profissionais de Jirau”.
De acordo com o gerente de Produção Civil, Humberto Diniz, cerca de mil profissionais, entre ajudantes de armador e armadores profissionais, estão em atuação no momento. “Neste cronograma da obra, precisamos de todo o empenho desses profissionais para fazermos a estrutura de aço que receberá o concreto nos vertedouros e nas casas de força”.
O coordenador do Centro de Treinamento, Neudo Inocentti, afirma que o curso foi realizado devido à grande demanda de mão-de-obra suprimida. “Além de atendermos às necessidades do empreendimento, vamos preparar e qualificar os profissionais para novos desafios e oportunidades. Existe a previsão de contratação e capacitação de mais dois mil profissionais até dezembro deste ano”, destaca Neudo.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A