Quarta-feira, 9 de novembro de 2011 - 08h02
Transferência do projeto para a empresa deve ocorrer
perto do início da entrada em operação
Pedro Aurélio Teixeira
Agência CanalEnergia
A hidrelétrica de Jirau (RO, 3.750 MW) deverá iniciar sua operação comercial entre o terceiro e o quarto trimestre de 2012, de acordo com a Tractebel, subsidiária da GDF Suez, que é acionista da Energia Sustentável do Brasil, empresa responsável pela obra da usina.
Em teleconferência realizada ontem, terça-feira, 8 de novembro, Elio Wolff, gerente de relações com investidores da GDF Suez, afirmou que a transferência do projeto para a Tractebel será feita assim que os principais riscos de desenvolvimento do empreendimento forem mitigados, o que deve acontecer no início da operação comercial.
O gerente destacou também que a licença ambiental de instalação da linha de transmissão para a usina foi emitida em junho deste ano e que no último dia 28 de setembro foi realizado o desvio completo do rio Madeira. "O desvio é importante, o rio agora flui através do vertedouro", explica. O comissionamento escalonado está previsto para a segunda metade de 2012.
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A