Quarta-feira, 16 de junho de 2010 - 12h32
Palestras, exposições, quizes ambientais, diálogos e visitas fizeram parte da programação da II Semana do Meio Ambiente da Usina Hidrelétrica Jirau, realizada na última semana no canteiro de obras. Com o tema ‘Copa do Mundo’ e o slogan ‘BioDiversidade: Você faz parte deste time’, o objetivo da atividade foi reforçar as orientações que já são repassadas o ano todo aos profissionais e divulgar as ações e projetos de preservação e proteção ambientais desenvolvidos pela construtora Camargo Corrêa.
A programação se estendeu por toda a semana. Desse modo, obedecendo a um cronograma alternando locais, dias e horários, foi possível abranger a totalidade de mais de 14 mil profissionais que trabalham hoje na obra. “Atingir esse número de pessoas não é tarefa fácil, mas conseguimos chegar a todos os nossos colaboradores e parceiros, com um nível de envolvimento bastante positivo”, cita o gestor de Meio Ambiente da Camargo Corrêa, Alvanir José de Souza.
Para manter a qualidade ambiental do empreendimento, a Camargo Corrêa implementou na UHE Jirau um moderno sistema de gestão ambiental e responsabilidade social, que prevê uma série de ações e projetos, aplicados desde o início da implantação e que são monitorados frequentemente. “Essas ações abrangem desde o contato com as populações do entorno da obra até as questões específicas de gestão ambiental, como controle de poluentes, gestão de resíduos, cuidados com o solo, água e energia”, esclareceu o diretor de Sustentabilidade da Camargo Corrêa, Kalil Antonio Farran, durante palestra sobre ‘Gestão de Meio Ambiente em Obras’ no encerramento do evento.
Gestão ambiental modelo
A gestão de meio ambiente da UHE Jirau, principalmente por se tratar do maior empreendimento em construção no País, é tida como referência, inclusive por órgãos de fiscalização ambiental, a exemplo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovávéis (Ibama). Segundo o chefe da Divisão Técnica do órgão em Rondônia, Valdemir Gonçalo de Aquino, fazer gestão de meio ambiente em uma obra desse porte é um grande desafio, e a Camargo Corrêa tem conseguido trabalhar em consonância com a legislação ambiental. “Os dados falam por si só. Zero mortandade de peixes, zero acidentes”, ressalta.
Para o gerente Executivo da Camargo Corrêa, Hidário Martins, o êxito só é possível porque a responsabilidade ambiental é sempre colocada em primeiro plano. “No resgate de peixes, por exemplo, evitar a mortandade era o mais importante naquele momento”, exemplifica o gerente. “É o conjunto de ações, junto com o empenho de toda a equipe de meio ambiente, com os profissionais sendo capacitados e treinados para que a gente cuide do meio ambiente como ele deve ser cuidado, que nos leva a ter o sucesso que Jirau vem tendo hoje”, frisa.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A