Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009 - 13h10
O vereador Jean Oliveira requereu à Mesa Diretora da Câmara, que na forma regimental, seja oficiado ao Secretário Municipal de Projetos Especiais – SEMEPE, Pedro Beber, que seja estudada uma forma legal, e posta de imediato em prática, de contemplar o distrito de União Bandeirante, os benefícios referentes às compensações dos impactos ambientais e sociais, com a construção da Usina Hidrelétrica de Jirau.
Na justificativa da sua reivindicação o vereador diz que “ o município de Porto Velho passa por um momento histórico quanto ao seu crescimento sócio-econômico, crescimento esse, proveniente das construções das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. No contexto dessa realidade, destaca-se no município de Porto Velho, o crescimento do distrito de União Bandeirante, que hoje desponta como uma área estratégica de produção agrícola para Porto Velho. Sabemos da deficiência do município de Porto Velho quanto a produção agrícola, e o distrito de União Bandeirante se destaca como uma área próspera nesse quesito. E é importante observar que a produção do distrito de União Bandeirante se destina ao abastecimento da cidade de Porto Velho”.
Fazendo breve relato sobre o distrito de União Bandeirante, Jean disse que o mesmo hoje conta com aproximadamente 20.000 habitantes; ultrapassando os vizinhos distritos (Jacy-Paraná e Mutum-Paraná) em produção, e em números de eleitores.
Para reforçar sua reivindicação e o crescimento agrícola do distrito de União Bandeirante, Jean citou alguns dados sobre a área, como: conta com 02 (dois) Milhões de pés de café, 02 (dois) Secadores de café, grande plantação de arroz, 06 (seis) maquinas beneficiadoras de arroz, grande produção de banana, mandioca, cupuaçu, abacaxi, abóbora, milho, 45.000 mil cabeças de gado. Conta aproximadamente com 100 (cem) casas comerciais, 2 (duas) Escolas Públicas, 2 (dois) postos de combustível, várias escolas rurais, posto de saúde (precário), contingente de policiais militares em número de 06 (seis), duas estradas de acesso da BR-364 a União Bandeirante, a Linha 101 e o Linhão,
“Nossa propositura objetiva fornecer suporte para que a área tenha o mínimo de estrutura para fortalecer o crescimento da sua produção que se mostra promissora; suporte principalmente quanto à construção e a manutenção das linhas vicinais para ajudar no escoamento agrícola daquela região”, disse Jean Oliveira.
Fonte: Ascom
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A