Quinta-feira, 6 de janeiro de 2011 - 07h17
Brasília – O Irã pode ser reconhecido como o maior produtor mundial de gás natural comprimido. A certificação deve ser divulgada nos próximos dias. O diretor da Companhia de Distribuição de Produtos de Óleo do Irã, Farid Ameri, disse hoje (6) que o país deve receber este ano o registro internacional que o certifica como líder mundial na produção de gás natural comprimido (GNC). O registro, segundo ele, é válido por quatro anos, até 2015.
As informações são da rede estatal de televisão do Irã, a Press TV. Pelos dados oficiais, há 1.540 postos de gás comprimido em operação no Irã, mas o número deverá aumentar para 2.188 durante o próximo ano iraniano. Ameri disse ainda que o governo do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pretende ampliar a construção e criação de postos de GNC em cooperação com o setor privado e centros científicos.
Segundo Ameri, o desafio agora é aumentar a produção de equipamentos usados no setor, pois o Irã é autossuficiente apenas em 35% das situações. No esforço de obter esses avanços, houve um apelo coletivo para que todas os setores relacionados à área passem a contribuir – os ministérios de Petróleo, de Energia, do Interior, do Comércio, das Indústrias e dos Transportes Rodoviários.
Paralelamente, o governo Ahmadinejad tenta dirimir as dúvidas da comunidade internacional em torno do programa nuclear iraniano. No final deste mês, são esperadas autoridades estrangeiras, que foram convidadas a visitar usinas nucleares em funcionamento no Irã. Para parte da comunidade internacional, o país produz armas nucleares secretamente.
As autoridades iranianas negam as acusações. Segundo elas, o programa nuclear tem fins pacíficos. O governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi contrário à imposição de sanções ao Irã – em junho de 2010 o Conselho de Segurança das Nações Unidas determinou as punições – e favorável à busca da negociação por meio do diálogo.
Renata Giraldi
Agência Brasil
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A