Terça-feira, 21 de dezembro de 2010 - 09h33
O Instituto Camargo Corrêa (ICC) e a construtora Camargo Corrêa lançaram no último sábado (18), no distrito de Jaci Paraná, o programa Infância Ideal, um conjunto de iniciativas voltado para a proteção de crianças de 0 a 6 anos. O programa faz parte da estratégia de atuação do ICC, que prevê a concentração de esforços e recursos nas regiões e comunidades onde as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão presentes. O lançamento foi realizado na escola estadual Maria de Nazaré, com a apresentação dos projetos Cinema no Bairro e Projeto Girassol - Tecendo Redes para a comunidade.
No evento aconteceu a primeira sessão de cinema do projeto Cinema no Bairro, com a exibição do filme Um sonho possível, de John Lee Hancock. A história gira em torno de um garoto que vive à margem da sociedade e é adotado por uma família conceituada e tem sua vida modificada completamente ao ter chance de cursar faculdade e jogar futebol americano.
Os projetos foram desenhados e estão sendo implementados pelo Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) de Jaci Paraná. A constituição deste comitê é parte da estratégia de mobilização do Infância Ideal, que atualmente está presente em dez cidades brasileiras com 30 projetos. Em Jaci Paraná ele é formado pelas seguintes organizações: Prefeitura Municipal de Porto Velho, secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, Escolas Municipais de Ensino Fundamental Vicente Rondon e Cora Coralina, Escola Estadual Maria de Nazaré, Posto de Saúde de Jaci Paraná, Associação de Mulheres de Jaci Paraná, Associação de Moradores de Jaci Paraná, Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Jaci Paraná, Conselho Tutelar, Associação Amigos da Leitura, Associação Amigos de Rondônia, Casa do Pai, Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CDCA), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e profissionais da construtora Camargo Corrêa.
De acordo com Leandro Melgaço, da Construtora Camargo Corrêa, a partir de um diagnóstico da situação, o ICC, em parceria com o CDC, aponta prioridades e estabelece projetos. Durante um ano e meio o CDC do distrito ficou responsável por identificar os desafios da localidade e definiu as áreas prioritárias de atuação. Com base no estudo, os projetos priorizados pela comunidade foram o Cinema no Bairro e o Projeto Girassol - Tecendo Redes.
O Cinema no Bairro exibirá ao todo 12 filmes com temáticas voltadas para o cotidiano da comunidade. A coordenadora pedagógica do programa, Ana Maria Moura, explicou que ao final da sessão será realizado um debate para que a comunidade ali representada identifique temas relacionados ao seu dia-dia e como fazer para melhorar sua realidade.
O Projeto Girassol - Tecendo Redes é voltado para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes através do fortalecimento da rede de atenção e proteção dos direitos e da sensibilização da comunidade para o tema. “O jovem deve ser um protagonista juvenil. Ser um ator da sua própria vida, vivenciar essas oportunidades buscando melhorias para si e para a comunidade”, ressalta Fábia Sarmento, coordenadora do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente.
Para o presidente da associação de moradores do distrito, Willane Ribeiro, o programa trará para a comunidade conhecimento de sua realidade. “O projeto permitirá que crianças e adolescentes além de ter entretenimento, possam adquirir maturidade para saber administrar os conflitos vivenciados em seu dia a dia”, disse.
O estudante José Washington frisou que o projeto trará mais dignidade, saúde e qualidade de vida para a comunidade. “Buscamos uma vida sem violência com amor e respeito à infância a adolescência”, disse o estudante que também criou um rap onde destaca as principais necessidades do distrito.
Fonte: Comunica
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A