Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Indústria de material elétrico quer ampliar participação nas áreas de petróleo e gás


A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) quer aumentar a participação nacional , em 2010, no volume de bens e equipamentos fornecimentos à indústria de petróleo e gás e à indústria naval. Foi o que revelou à Agência Brasil o gerente regional da entidade no Rio de Janeiro (Abinee/RJ), Paulo Sergio Galvão.

Ele destacou que para isso são necessárias algumas políticas públicas que ajudem nesse processo, em razão de questões estruturais e de isonomia com produtos importados. Citou o exemplo da área de refino, que não possuía nenhum instrumento vinculante que exigisse conteúdo local. Mas, a partir de resolução que se acha em audiência pública na Agência Nacional do Petróleo (ANP), Galvão acredita que “vai haver essa vinculação e uma medição de conteúdo local por sistemas ou famílias de produtos”.

Galvão explicou que quando a medição é feita pelo total do empreendimento, como uma refinaria ou navio, os segmentos da cadeia produtiva do setor elétrico e eletrônico têm um peso pequeno em termos econômicos e e financeiros no empreendimento como um todo. “Dá pouca visibilidade. Em um navio, só o aço e alguns serviços atendem 65% de conteúdo nacional. E aí ninguém se preocupa em comprar na indústria nacional o restante.”

O gerente regional da Abinee no RJ acredita que a nova medição por sistemas vai dar essa visibilidade à indústria brasileira de eletroeletrônicos, que exportou cerca de US$ 10 bilhões em 2008 e está presente em todas as cadeias produtivas, auxiliando-as em termos de melhoria de produtividade.

Na área de petróleo, já está sendo exigida a medição por sistemas para fins de exploração e produção a partir da sétima rodada de licitações que ainda não entrou na fase de aquisição de equipamentos e bens, lembrou Galvão. Com isso, os compradores terão que demonstrar que adquiriram 60% dos sistemas elétrico, de automação, instrumentação e de telecomunicações no mercado interno.

Com a exploração de petróleo na camada pré-sal, as oportunidades serão ainda maiores, estimou o gerente regional da Abinee/RJ “O pré-sal cria obrigações e deveres para todos os atores da cadeia. Tanto para os operadores, ou para a operadora única, caso seja só a Petrobras, como para a cadeia produtiva, porque os níveis de demanda vão crescer muito.”

Como o pré-sal tem um prazo longo, Galvão afirmou que, na medida em que conseguirem fornecer agora, as empresas estarão preparadas para acompanhar esse incremento da demanda. E nesse processo sempre terão como preocupação elevar o conteúdo nacional, “porque essa é uma questão de geração de emprego e renda no país, que é um dever de todo brasileiro buscar.” 

Alana Gandra/Agência Brasil

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)