Quarta-feira, 5 de agosto de 2009 - 07h34
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) em Rondônia e o Ministério Público Estadual (MPE) estão promovendo durante esta semana em Porto Velho a Oficina para Infratores Ambientais. A atividade é pena alternativa para quem cometeu crimes contra o meio ambiente sujeitos a penalidades leves.
Coordenada pelo Núcleo de Educação Ambiental do Ibama juntamente com a Procuradoria do Meio Ambiente do MPE a oficina tem como principal objetivo sensibilizar os infratores ambientais para as mudanças de hábitos e práticas quanto à utilização dos recursos naturais, através de palestras educativas, dinâmicas de grupo e práticas educativas ambientais, fazendo com que os infratores revejam alguns conceitos pré-concebidos.
A intenção é ampliar o programa para outros estados, criando multiplicadores para trabalharem em prol da causa ambiental, como já acontece no estado do Amazonas. São parceiros do Ibama e do MPE a Universidade Federal de Rondônia (Unir), as secretarias Estadual e Municipal do Meio Ambiente, o Batalhão de Polícia Ambiental, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Delegacia Especializada do Meio Ambiente e instituições de ensino.
Energia e Meio Ambiente
Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)
Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau
As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão
SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio
As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência
Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018
O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A